Quem avista a grandiosidade e a imponência da Casa O.A. certamente consegue enxergar as premissas materializadas em suas formas e detalhes. O cliente buscava um projeto funcional, que se destacasse pelo design e, ao mesmo tempo, pela leveza, simplicidade e presença da natureza. Tudo isso foi idealizado pela arquiteta Mariana Orsi e equipe, que tiveram liberdade para desenhar e concretizar a obra em um lote de 770 m².
“Me inspirei na natureza local, uma reserva que se transformou em um grande parque. A casa foi imaginada como uma extensão deste parque e, para isso, ousamos nos elementos naturais, no paisagismo e na grande piscina que abraça a casa”, conta Orsi.
Sustentado por estrutura metálica, o volume que sobressai 11 metros em balanço envolve os grandes caixilhos preenchidos pela completa transparência do vidro e forma um conjunto que traz a natureza para dentro da residência.
De importante papel, o paisagismo é composto por plantas de espécies predominantemente brasileiras. De acordo com o escritório, a ideia foi fazer uma trama de folhagens, que ao longo do tempo ganharia volume e se transformaria em uma grande e refrescante mata.
Circundada por todo esse verde, a piscina é inteiramente revestida por pedra hijau com borda de mármore. Ao lado da área gourmet está a sauna de vidro, que também tem acesso pela varanda e confere um clima de SPA ao lazer.
Em seu núcleo, a Casa O.A. é igualmente proporcional em termos de elegância, conforto e beleza. Com uma proposta mais intimista, o projeto de interiores esbanja design com mobiliários de desenhos exclusivos e peças assinadas por renomados designers brasileiros, como Jader Almeida, Sergio Rodrigues, Aristeu Pires e Carlos Motta.
Em meio aos ambientes com integração notável, um elemento rouba olhares de admiração: a escada helicoidal. De cor branca e degraus de madeira freijó – assim como toda a marcenaria da morada –, ela dá acesso à área intima.
As quatro suítes da residência esbanjam amplitude e têm um importante papel. “Todas as fachadas são resultado das funções, ou seja, nasceram diretamente de acordo com o programa interno. O mesmo ocorre com os materiais, que foram consequência dos tipos de fechamentos e aberturas... alvenaria comum, com pintura lisa branca, ou o alumínio texturizado, que compõe a porta de entrada e os brises das suítes voltadas para o fundo”, detalha Mariana Orsi.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados