Logo Construmarket
Banner

Casa Vale do Sol

Casa Vale do Sol
A Casa Vale do Sol, projetada pelo arquiteto Marcos Franchini, conta com 260 m² de área construída. Imagens: Gabriel Castro
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol
Casa Vale do Sol

Orientada pelo terreno

Texto: Ana Marquez

Localizada em Nova Lima (MG), a Casa Vale do Sol tem um projeto arquitetônico racional, cuja proposta era adaptar-se ao terreno, mais estreito do que o padrão de lotes do bairro. Desenvolvida pelos profissionais do escritório Marcos Franchini Arquiteto, a construção precisou ser um pouco afastada dos limites da calçada para ocorrer a verticalização do programa proposto.

“Deixamos o volume da casa em uma face do terreno e desenvolvemos um extenso jardim que acompanha todo o primeiro pavimento, além de aberturas nas fachadas de melhor insolação”, explica o arquiteto Marcos Franchini.

“Como os proprietários queriam uma residência que fosse convidativa aos amigos, fizemos algumas expansões, como na área da churrasqueira e sauna”, complementa.

Implantação do projeto

Volume limpo e aberturas de acordo com a insolação necessária são alguns dos diferenciais do projeto da Casa Vale do Sol. “O uso de pé-direito duplo no centro da casa trouxe um aspecto cênico e interessante para articular os volumes do piso superior”, relata o arquiteto.

A implantação do corpo da residência na lateral oeste contribui para ampliar a área livre do terreno, deixando um respiro em relação ao vizinho e, consequentemente, um jardim amplo para a dimensão da obra. “Já as aberturas leste e sul visam a aproveitar a paisagem exuberante da região do Vale do Sol e aproveitar a iluminação natural”, conta Franchini.

Minúcias do projeto

Uma das premissas do projeto da Casa Vale do Sol foi a integração dos ambientes internos, como a sala com a cozinha e o espaço interno com o externo. Além disso, uma charmosa passarela no piso superior articula as duas zonas íntimas. “O próprio cliente comprou o mobiliário e dispôs conforme layout indicado por nós”, comenta.

Os espaços internos se comunicam visualmente com o jardim lateral e o vazio central que articula os ambientes projetados. Durante o dia, a casa reflete o céu e o contexto no qual está inserida. À noite, o resultado é uma grande surpresa, pois a casa se transforma em uma caixa de luz transparente.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2009
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área construída: 260 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados