Logo Construmarket
Banner

Otacílio Bar Gastrô

Otacílio Bar Gastrô
Com vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha, o Otacílio Bar Gastrô foi um dos ambientes da Casa Cor Minas 2015. Imagens: Xico Diniz
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô
Otacílio Bar Gastrô

Um espaço de contemplação

Texto: Nuri Farias

Instalado às margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), o Otacílio Bar Gastrô foi um dos destaques da Casa Cor Minas de 2015. Seu projeto arquitetônico, assinado por Luciana Savassi e Marcos de Paula, foi concebido de forma a não interferir no magnífico entorno.

“Optamos por uma fachada leve, totalmente aberta, que abraça uma paisagem que é símbolo da capital mineira”, comentam.

Releitura modernista

As linhas retas e as formas geométricas do mobiliário revelam a inspiração que o projeto recebeu do modernismo. "Fizemos uma releitura bem atual deste movimento", contam os arquitetos.

O mobiliário do Otacílio Bar Gastrô tem design inovador e é assinado por artistas premiados. Em referência às curvas de Oscar Niemeyer, uma tenda tensionada passa a impressão de um tecido sendo carregado pelo vento enquanto repousa sobre a paisagem.

Além de design arrojado, a cobertura ajuda na eficiência acústica interna, evitando uma grande propagação de som do ambiente para o exterior Foto: Jomar Bragança

Decoração consciente

Com predomínio no ambiente, o dourado faz referência ao pôr do sol na Lagoa da Pampulha. Foram priorizados também materiais ecologicamente correto, como o material das bancadas.

Totalmente automatizado, o Otacílio Bar Gastrô possui tecnologia inédita para os armários da cozinha. “Portas e gavetas desempenham sua função através de um toque no tablet ou smatphone, minimizando o trabalho com a função desejada e facilitando a organização”, explicam os criadores do espaço.

O projeto de iluminação usa lâmpadas LED, propiciando eficiência energética e sustentabilidade. Um muro de pedras que já estava no local é iluminado por meio de spots de chão. Sobre as mesas, abajures deixam o clima mais aconchegante.

A pedido dos arquitetos, a estilista e designer mineira Regina Misk desenvolveu o revestimento dos bancos e do puff do lounge, fazendo referência às obras de Portinari. O também mineiro Célio Olímpio, artista plástico, usou o vidro metalizado para fazer referência ao pôr do sol da Lagoa.

Com o intuito de deixar a paisagem o mais exposto possível e favorecer a contemplação por parte dos visitantes, os arquitetos Luciana Savassi e Marcos de Paula usaram vegetação (forração) baixa, como moreias e bromélias.

Veja outro ambiente que foi destaque na Casa Cor Minas 2015:

Gazebo e Deck Spa da Lagoa, de Luis Fábio Rezende de Araújo

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 220 m²
  • Área construída: 220 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados