Logo Construmarket
Banner

Casa Horizontal

Casa Horizontal
Com projeto contemporâneo, esta morada idealizada por Marcos Bertoldi é composta por três barras áreas que balançam nas suas extremidades e concentram os principais ambientes do extenso programa residencial. O resultado é um visual leve e inovador. Imagens: Romulo Fialdini e Alessandra Okazaki
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal
Casa Horizontal

Residência em balanço

Texto: Juliana Bernardino

Implantada em uma área equivalente a três lotes, que totalizam 3.700 metros quadrados, a Casa Horizontal destaca-se por sua macrovolumetria constituída por três barras áreas em concreto armado aparente que balançam nas suas extremidades. Nelas, estão concentrados os principais usos do programa residencial.

O projeto arquitetônico é de autoria do escritório Marcos Bertoldi Arquitetos, que buscou dispor essas barras de acordo com a configuração física dos lotes, mas também visando proteger um conjunto de araucárias e um bosque natural na porção frontal do terreno, situado em um condomínio fechado em Curitiba (PR).

Mais elevada em relação às demais, a barra frontal acomoda cinco suítes e áreas de apoio do setor mais íntimo da residência. Esta barra tem o maior balanço, de sete metros, sobre o qual fica o quarto do casal, orientado ao norte e com vista para o bosque remanescente.

As outras duas barras, localizadas em cotas mais baixas e mais próximas do terreno, abrigam os setores sociais da casa.

A barra transversal conecta as duas barras longitudinais mais alongadas e desenha dois esquadros no terreno. Um frontal marcando os acessos à residência e a proteção do bosque e outro aos fundos, destinado às áreas da piscina e lazer.

Escolhas que fazem a diferença

Com 1.753 metros quadrados de área construída, a Casa Horizontal possui rasgos nas lajes de cobertura que viabilizam uma série de pátios ajardinados distribuídos nas principais áreas, fechados verticalmente em concreto armado aparente ou brises pivotantes em madeira, como na laje jardim sobre a garagem principal. As aberturas dos quartos, por sua vez, são protegidas com muxarabis de madeira que filtram a luz solar e conferem maior privacidade.

Internamente, a casa é finalizada em alvenaria branca e painéis ripados de madeira, presentes também nos forros, oferecendo melhores possibilidades para a instalação de luminárias, ar-condicionado, sonorização etc.

Veja outras residências com balanços estruturais na Galeria da Arquitetura:

Residência J&C, por Open Studio Pty Ltd Architecture

Casa da Colina da Aldeia, por Dayala e Rafael arquitetos associados

Casa Neblina, por FGMF Arquitetos

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 3.700 m²
  • Área construída: 1.753 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados