Em um condomínio residencial fechado na grande São Paulo, no terreno de esquina de 700 metros quadrados com leve declive, está a Casa RM, projeto de autoria do escritório Marco Herrera Arquitetura, que se inspirou nas linhas contemporâneas, retas e modernas, para planejar a residência.
De um lote vazio a uma área construída de 620 m², a casa possui volumetria marcante com estrutura de concreto predominante. “O diferencial do projeto é sua volumetria e a maneira com a qual se acomoda no terreno, com pavimentos escalonados que criam um grande terraço mirante sobre a sala”, conta o arquiteto Marco Herrera sobre o destaque da residência.
Desde o início, os arquitetos estudaram a melhor maneira de implantar o projeto no terreno, pois era fundamental que a construção tivesse boa insolação e integração entre os ambientes internos e a área de lazer. A maneira como foi inserido acompanha a topografia do lote e exige o deslocamento mínimo de terra.
Os acabamentos foram escolhidos minuciosamente, para trazer sofisticação e aconchego, O piso da área social é em taco palito de madeira sucupira e cerâmica frontal, além de piso atérmico na área da piscina.
As fachadas receberam revestimento em pintura texturizada e a parede frontal ganhou uma cerâmica especial. “A entrada da casa se dá pelo térreo, no qual temos a parte social e amplo terraço. A garagem ocupa o subsolo sob a sala de estar, que se projeta em balanço sobre esta área”, aponta o autor.
O design da residência é um conjunto arquitetônico perceptível: linhas retas, volumes limpos e modernos, e diversos acabamentos diferenciados. O que deixa a arquitetura sofisticada é a composição com o intenso projeto luminotécnico, já que Marco buscou criar pontos de interesse em focos dirigidos ao projeto de iluminação.
O layout interno da Casa RM é apontado como uma “integração interessante”, uma vez que sala, cozinha e terraço gourmet se unem para criar um belo cenário, considerado pelos moradores com o verdadeiro coração da casa, pois é o local onde se reúnem constantemente.
O projeto contemporâneo que o arquiteto Marco Herrera desenvolveu para a residência, com linhas retas e modernas, explorou grandes panos de vidro, assim como a área social bem dimensionada, e as vistas da natureza para garantir conforto aos moradores.
Escritório
Termos mais buscados