A 160 km de distância de Montevidéu (Uruguai) está o Refúgio em José Ignacio, uma residência projetada pelo escritório gaúcho MAPA (MAAM+Studio Paralelo). O nome faz referência ao balneário que a abriga, situado entre o campo e a praia. Graças a essa particularidade da localização, os moradores podem desfrutar de diferentes paisagens.
Um dos desafios encontrados pelos arquitetos foi construir em uma região desconhecida e criar espaços confortáveis e totalmente conectados com a natureza ao redor. Para isso, trataram o local remoto como uma possibilidade, não como um limite.
Com 90 m² de área, a casa tem estrutura pré-fabricada, permitindo ao escritório trabalhar com materiais processados e industrializados que necessitam de uma montagem com alta precisão. Assim, puderam minimizar os desperdícios e criar uma ligação entre o estilo industrial e o lugar. Além disso, uma de suas premissas era respeitar as condições originais do terreno, uma vez que a natureza do entorno foi fundamental para o trabalho.
Apesar de o escritório MAPA ser conhecido pelos projetos de casas portáteis e de fácil transporte, como é o caso da Minimod, localizada no Rio Grande do Sul, o Refúgio em José Ignácio não foi feito para ser transferido. Sua construção envolveu materiais pesados, unidos com argamassa e concreto. Suas fachadas frontal, posterior e laterais são de madeira, portanto, bastante sólidas. Além do mais, a pré-fabricação gera um modo de produção eficiente. A casa foi produzida em um ambiente controlado e confeccionada minuciosamente.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados