Abraçada por ampla área verde e pela baía norte de Florianópolis, a Pousada Yakumama distribui-se em 10 unidades integradas num terreno em desnível. O programa beneficia-se dessa disposição para tangenciar as curvas de nível – tal como o movimento da folclórica serpente que dá nome ao projeto – e integrar-se à natureza.
“Cada habitação tem uma cobertura curva em concreto impermeabilizado. A parte mais alta é voltada para o quadrante norte com a finalidade de proteger as aberturas da luz solar direta indesejada no verão, mas que permite a entrada no inverno, melhorando o desempenho térmico”, explica o arquiteto Roberto Rita.
O projeto contempla lofts com ambiente para refeições, quarto, sala, mezanino e sacada, todos escancarados para a bela paisagem. No centro há um espaço teatral formado por um tablado circular com piso em madeira e painéis de fechamento móvel, margeado por um belo espelho d’ água.
“Exploramos os materiais dentro de suas potencialidades, como a plasticidade do concreto, utilizado para permitir a suave curvatura da cobertura das unidades. Já o vidro foi utilizado devido à transparência e leveza nos locais, integrando a paisagem. A madeira, em razão do toque agradável e aconchego que proporciona, foi aplicada no piso e no forro. E a pedra, com seu aspecto mais rude e permanente, revestiu muros e pontos de contato do projeto ao terreno”, explica o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados