Habitar em uma região litorânea para estar em constante contato com a natureza e suas belezas naturais era o desejo de dois jovens. Para isso, convidaram a equipe do Manore Arquitetura para idealizar junto a eles o projeto da Casa Maresias.
De início era apenas uma casa para o lazer aos finais de semana, no decorrer do briefing os moradores pensaram em um lar para morar. “A casa de praia não é apenas uma casa para o descanso aos finais de semana, e sim tem a intenção de ser um segundo lar para vivenciarem uma qualidade de vida mais rica e mais próxima da natureza”, conta a arquiteta Nádia Manssur.
A residência está organizada em um terreno comprido e organizada em dois pavimentos: térreo e primeiro andar que estão totalmente conectados com o exterior.
No térreo, a sala de estar é integrada com a cozinha que, ao mesmo tempo, é privativa aos moradores quando necessário.
Adaptada conforme o uso, a sala de estar se conecta com a área gourmet que está adjunta ao ambiente. A conexão entre os ambientes acontece quando as portas de correr fazem essa interface, oferecendo flexibilidade além de garantir acolhimento em dias frios.
Na área gourmet, os caixilhos permitem abertura total para o contato com a área externa. É nessa conexão que muita coisa acontece! A natureza – como protagonista – harmoniza com a ilha de concreto armado e a mesa de madeira assinada pelo Estúdio Bola. Ainda no espaço, conferindo charme ao projeto, o escritório optou por banquetas amarelas, desenhadas pela designer Alessandra Delgado, que remetem às lembranças do verão, trazendo alegria ao ambiente. Ademais, combinou com as cadeiras na cor azul marinho, do design Fernando Jaeger.
No projeto não existia fundos, somente duas frentes: uma orientada à rua do outra à piscina do condomínio. O desafio para a equipe foi desenvolver a área de serviços no térreo e que não ficasse em evidência. Com isso, inseriram um dormitório de hóspedes na primeira fachada (para a rua), possibilitando uma fachada agradável com ampla janela emoldurada pelo jardim externo. A área de serviços acontece atrás desse cômodo e é bem provida de iluminação e ventilação naturais.
Já o segundo andar acomoda as suítes. Ambas têm varanda com extenso guarda-corpo de vidro, que liga os quartos pela parte de fora. Além disso, o terraço conecta os dormitórios e permite a vista para a piscina e montanhas.
Escritório
Termos mais buscados