Texto: Naíza Ximenes
No interior de São Paulo, o escritório MAB3 Arquitetura projetou a Casa Seriemas para uma família composta por um casal e seus quatro filhos. A proprietária se encantou pelo local ao visitar uma amiga que mora no mesmo condomínio, o Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP). Sem hesitar, decidiu adquirir um terreno e iniciar a construção de sua casa de veraneio.
A residência já tinha uma estrutura pré-montada, e o projeto buscou maximizar o conforto e a conexão com o ambiente natural. Ainda assim, os arquitetos tiveram que enfrentar o desafio de atender às demandas da família sem descaracterizar a arquitetura marcante do condomínio, com fachada de madeira carbonizada preta.
A ampliação da área gourmet e da cozinha, assim como a reconfiguração da suíte master, destacam-se como as mudanças estruturais mais significativas.
Com uma distribuição cuidadosa, o projeto ocupa uma área construída de 500 metros quadrados, em um terreno de 3.500 metros quadrados.
Uma das premissas da morada era a integração entre as áreas sociais, como o living e o espaço gourmet. O intuito era, sobretudo, refletir a essência de convívio familiar e o equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Considerando a existência de uma estrutura pré-montada no local, foram poucas as intervenções estruturais dos arquitetos, restringindo-se à construção de uma área gourmet do zero e à remodelação da suíte master.
O espaço onde fica a área gourmet era vazio, e, após a reforma, ganhou cobertura em vidro e tecido, piso em pedra orgânica, marcenaria sob medida com churrasqueira e forno de pizza, além de um ambiente agradável em volta da piscina.
Em uma escala menor, os arquitetos também apostaram na ampliação da cozinha (criando muitos armários e área de copa) e da entrada da suíte master, aumentando ainda mais a interação com o lazer.
Buscando uma estética atemporal, o escritório apostou em texturas naturais, como pedra orgânica e madeira, misturadas harmoniosamente com mobiliário brasileiro. A escolha de madeira preta para áreas externas e madeira mel para espaços internos cria uma sensação de continuidade e aconchego.
Iluminação e ventilação naturais também estão inclusas nas preocupações da equipe de arquitetos. “O móvel suspenso para a TV, com uma estrutura autoportante para sustentar a peça, foi criado por nós, para proporcionar o máximo da vista externa possível. A estrutura, assim como a grande porta de correr, não deixa o volume bloquear a visão e integra ou isola totalmente o ambiente”, comenta o escritório.
A marcenaria sob medida é outra característica forte do projeto, já que a família integra o time de proprietários de uma fábrica de móveis corporativos. Os arquitetos puderam escolher peças que acreditavam fazer sentido para o residencial, dentre todo o catálogo — além de proporcionar soluções inteligentes de armazenamento e divisão de espaços. Por fim, peças de design e móveis escolhidos a dedo, como a poltrona Jangada de Jean Gillon, adicionam personalidade aos ambientes.
Confira outros projetos de MAB3 Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados