Logo Construmarket
Banner

Casa Baru

Casa Baru
Projetada pelo MAAI Arquitetos em Brasília, a Casa Baru combina uma arquitetura contemporânea com materiais atemporais, como mármore, madeira e cimento. Imagens: Haruo Mikami
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru
Casa Baru

Tons de brasilidade

Texto: Giullia Souza

Lar de um jovem casal com um filho pequeno, a Casa Baru segue projeto arquitetônico linear e design de interiores com tons de brasilidade. Assinada pelo MAAI Arquitetos, a residência está localizada na região do Lago Sul, em Brasília (DF).

A obra começou em 2016, quando a antiga construção foi demolida, deixando um terreno de 800 m² livre para o nascimento da nova morada. Os donos pediram uma casa térrea com linguagem contemporânea. Então, partindo desta premissa, os arquitetos se desafiaram a atender o desejo respeitando os limites de afastamento do lote para acomodar um programa de necessidades extenso.

A técnica construtiva mista de concreto aparente e  estrutura metálica foi escolhida tanto pela questão estética quanto pela agilidade na construção. As lajes impermeabilizadas permitiram o uso de uma platibanda mais baixa, que conferiu ao conjunto um visual leve, longilíneo e elegante. Para reforçar a ideia de linearidade, portas inteiriças protegem os acessos de todos os cômodos.

A madeira, o mármore travertino bruto, o cimento e a estrutura de metal conferem um caráter atemporal e moderno. Harmonicamente, um único material no piso cria a sensação de continuidade e traz a paisagem para dentro. Cheia de personalidade, a casa traz grandes vãos, pé-direito alto e portas deslizantes que fazem com que todos os ambientes sejam um só, favorecendo o convívio entre a família e os convidados.

Parte do lazer ficou por conta da piscina, que envolve uma parcela da área social da casa e tira a sensação de aridez de Brasília. Para implantá-la, a equipe precisou encostar a edificação em uma das laterais do lote, abrindo a ventilação dos quartos para um pátio interno e otimizando a disposição e integração dos cômodos.

Para o design de interiores, os arquitetos desenvolveram uma grande estante de madeira natural, com oito metros de comprimento, que une o hall de entrada à sala de estar da casa. O mobiliário valoriza o uso de peças de desenhadas por nomes do design nacional, como Sergio Rodriguez, Carlos Motta e Jader Almeida.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 800 m²
  • Área construída: 460 m²
Veja outros projetos relacionados