Logo Construmarket
Banner

Cobertura Pedroso

Cobertura Pedroso
Reformada pelo escritório luiz paulo andrade arquitetos, a Cobertura Pedroso possui em seu terraço um mirante particular. Imagens: Edson Ferreira
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso
Cobertura Pedroso

Retrofit nas alturas

Texto: Nuri Farias

Após a reforma executada pelo escritório luiz paulo andrade arquitetos, a Cobertura Pedroso ganhou um mirante particular em seu terraço, com uma invejável vista para o Parque do Ibirapuera, cartão postal de São Paulo. Remodelados em 2014, o projeto arquitetônico e o de interiores do apartamento foram setorizados de maneira clara e integrada.

A integração é um ponto fortíssimo e a palavra-chave desse projeto Lucilla Mesquita

O programa consiste em dois pavimentos elaborados de acordo com as necessidades dos proprietários. No primeiro andar, encontra-se a cozinha interligada à sala íntima – que podem ser separadas por um painel de madeira de correr –, os dormitórios e banheiros. No andar superior, ficam os espaços sociais, o grande terraço com deck e um spa, o home theater, o escritório particular, uma ampla cozinha gourmet e a sala de estar.

Apartamento integrado

O arquiteto Luiz Paulo Andrade, um dos autores do projeto, conta que, antes da reforma, o espaço já possuía praticamente tudo o que era necessário para formatar uma planta regular de apartamento, porém, o layout não permitia liberdade de circulação e não era bem dividido.

“A família sempre morou em casa e estavam fazendo essa transição, então seria muito legal se trouxéssemos um pouco da atmosfera de uma casa para o apartamento. Por isso, optamos por setorizar de uma maneira bastante clara”, revela.

Para o primeiro andar, foram escolhidos os ambientes que seriam mais utilizados pelos proprietários no dia a dia. Os espaços foram unidos de maneira dinâmica, como no caso da cozinha com a sala íntima, que, mesmo integradas, podem ganhar privacidade quando o painel de madeira é fechado.

O acesso ao apartamento é feito pela grande forração ripada de bambu que começa na sala e termina nos dormitórios. Essa solução torna o programa enxuto, mas, ao mesmo tempo, amplo e integrado. Para a arquiteta Lucilla Mesquita, também autora do projeto, o método desenvolvido para unir a planta no primeiro piso é o seu ponto mais marcante. “A integração é um ponto fortíssimo e a palavra-chave desse projeto”, enfatiza.

Um grande painel ripado de madeira de bambu reveste a parede da sala íntima do apartamento até a entrada discreta para os dormitóriosFoto: Edson Ferreira

Terraço pontual

Apenas uma alteração estrutural foi feita durante a reforma: a remoção de um pedaço da laje do andar superior, para que fosse possível encaixar a nova escada interna, dando acesso ao andar superior, onde se encontra, de acordo com Andrade, o ambiente diferencial do apartamento: o terraço.

“O terraço dá ao apartamento aquele ar de casa que queríamos. Trouxemos a ele tudo aquilo que identificamos como lazer. Tem um home theater – onde os moradores gostam muito de reunir a família para ver filmes juntos –, um living e uma cozinha”, menciona.

Além disso, uma pequena piscina e um spa para relaxamento foram instaladas na parte externa do terraço, do qual os moradores têm uma vista limpa do bairro paulistano do Itaim Bibi. “Ficou um ambiente agradável e amplo. O apartamento se identifica nos dois andares apesar das diferenças claras de uso, então levamos o mesmo piso, a mesma forração de madeira e os mesmos detalhes Luiz Paulo Andrade Sentando-se no espaço gourmet, tem-se uma percepção total do apartamento”, expõe a arquiteta.

Materiais e revestimentos

A escolha de acabamentos foi focada no design e, sobretudo, na qualidade e baixa manutenção. O piso frio é contraposto por grandes painéis de madeira, tecidos e tapetes que oferecem conforto e um colorido equilibrado aos ambientes.

Para o térreo, os arquitetos optaram por materiais claros, como o porcelanato para o piso, no intuito de transmitir naturalidade aos espaços. A madeira está voltada para o calor do ambiente. Já o aço inox, utilizado em pequenas quantidades, deu um toque estilo industrial minimalista ao cenário.

Andrade explica também que, no andar térreo, o azul foi escolhido como cor predominante, sendo substituída pelo verde no piso superior, mas utilizando o mesmo revestimento em ambos os pavimentos. “O apartamento se identifica nos dois andares apesar das diferenças claras de uso, então levamos o mesmo piso, a mesma forração de madeira e os mesmos detalhes”, descreve o arquiteto.

Eficiência termoenergética

Pelo fato de ocupar a cobertura do prédio, o apartamento fica exposto a todo tipo de temperatura, quente ou fria. Por isso, Andrade e Mesquita se preocuparam em deixá-lo confortável em todos os seus espaços. Optaram por um grande gazebo e uma sala de vidro. Com os caixilhos de vidro, os espaços são ventilados e iluminados naturalmente.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2014

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados