No Distrito Industrial de Poços de Caldas (MG), o grupo multinacional Danone, famoso por seus produtos lácteos, conta com duas fábricas. Uma delas é a Danone - Early Life Nutrition, destinada à produção de alimentos para nutrição infantil.
Os fechamentos foram feitos com painéis térmicos para proteger o produto e, com isso, o bloco não precisou ser climatizado Luis CapoteComo projeto arquitetônico assinado pelo escritório LoebCapote Arquitetura e Urbanismo, a fábrica ocupa um terreno de 103.100 m² e teve seu programa operacional dividido em dois blocos independentes: um para setor administrativo e o outro para produção e estoque.
O conjunto da Danone - Early Life Nutrition é rodeado por áreas verdes, formando extensos jardins que se integram à estrutura. “No lado direito tem um córrego, que é uma área de preservação de mata ciliar, e no esquerdo, uma vasta vegetação”, conta o arquiteto Luis Capote.
O acesso de um bloco para o outro é feito por passarelas de vidro que não só conectam os espaços, como também os colaboradores com a natureza. Cada rampa leva para um setor diferente: uma liga o térreo com o primeiro andar do administrativo e a outra, a cobertura da administração com o segundo pavimento da produção.
O prédio da administração foi implantado em uma cota mais baixa que o industrial devido à variação topográfica, sendo necessário desnivelar 5 m entre os edifícios. “Desenvolvemos o projeto em dois patamares. No mais elevado, com platô maior, colocamos toda a parte industrial; no patamar inferior, por sua vez, ficaram os setores de laboratório, administração, restaurante e convívio”, explica Roberto Loeb.
O térreo do bloco administrativo recebeu o refeitório, os vestiários e as salas técnicas, e no primeiro andar ficaram os escritórios e laboratórios de testes. A fachada voltada para o lado oeste recebeu brise-soleils de alumínio para proteção solar, garantindo a melhor vista para o terreno, e conta também com uma forma de expansão na laje da cobertura que pode gerar mais um pavimento no futuro.
“No prédio da administração temos concreto moldado in-loco e estrutura pré-moldada, além de muito vidro com proteção solar”, completa Capote.
O edifício da produção da Danone - Early Life Nutrition tem quatro andares e é destinado para o estoque de matérias-primas e para a parte de expedição dos produtos acabados. Assim como na área administrativa, a estrutura projetada para esse bloco pode ser ampliada – quatro vezes mais – e é de concreto pré-moldado com vedações em alvenaria. Seus pilares são pré-moldados, e a cobertura e as vedações são em estrutura metálica.
Com formas geométricas, a fábrica foi de implantação simples, dispensando ao máximo equipamentos sofisticados. “Os fechamentos foram feitos com painéis térmicos para proteger o produto e, com isso, o bloco não precisou ser climatizado”, menciona Capote. “Trabalhamos só com ventilação, o que gerou uma grande economia”, complementa.
De acordo com Loeb, a luz natural foi um elemento muito importante para as áreas de escritórios e administrativas da Danone - Early Life Nutrition. Já o projeto de iluminação exterior do conjunto foi desenvolvido para não prejudicar a fauna noturna, daí os faixos de luz estarem voltados para baixo.
O arquiteto conta, ainda, que o projeto está dentro de um conceito que extrapola a visão de indústria. “Ele tem respeito às pessoas no sentido de preservar sua intimidade. Com isso, elas acabam tendo prazer de trabalhar nesse espaço, o que certamente interfere na produtividade e reconhecimento de sua dignidade”, conclui Loeb.
Escritório
Termos mais buscados