Logo Construmarket
Banner

Avec Femme

Avec Femme
Loja de artigos femininos aposta em espaços flexíveis, que permitem várias adaptações comerciais, e ainda utiliza contrastes entre o sóbrio e o delicado. Imagens: Maria Fernanda Baggio e Carvalho
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme
Avec Femme

Essência dinâmica

Texto: Ian Vieira

É provável que esta loja de artigos femininos represente uma clássica proposta de como aproveitar os espaços em sua melhor potencialidade. A começar pela fachada – reduzida, em comparação à metragem do ponto situado dentro de um tradicional shopping center fluminense –, que estrategicamente amplia a vitrine para o interior do estabelecimento. Tal condicionante convida inevitavelmente à visitação.

Simples e inteligente, a performance do projeto fica por conta da flexibilidade retratada pelo uso de um mobiliário especial, que pode ser realocado facilmente, além dos raros pontos fixos e perimetrais, que liberam o núcleo da loja para circulação e eventuais adaptações, de acordo com as necessidades.

“Por ser uma loja de multimarcas, que tem seu acervo em constante alteração, a dinâmica dos espaços de exposição foi uma exigência do cliente, que queria ter ambientes aptos à divulgação de novas marcas e propostas de uso. Exceto provadores e uma estante de cubos, nada mais é fixo no centro, garantindo a total mobilidade dos móveis”, conta a arquiteta Leticia Nobell.

Painéis verticais asseguram a privacidade – principalmente o modelo vazado, que divide a loja na área do caixa – e contribuem para a amplitude do espaço. A setorização também ocorre a partir de tapetes e de uma pequena sala de estar, usada como local de apreciação dos artigos e como provador de sapatos.

Contraponto de elementos

Ao demolir a loja existente no local, surge o elemento principal do partido: a laje nervurada da estrutura original. Um recurso arquitetônico até então encoberto, que passa a ser protagonista do projeto.

A solução definiu a inspiração fabril e industrial da obra que mantém aparentes os pilares de concreto, a tubulação de ar-condicionado, os eletrodutos e até mesmo a iluminação.

“Para equilibrar esse visual rústico, optamos por pendentes e luminárias de piso tempo, trazendo um clima feminino e aconchegante. Desenhamos um mobiliário com linhas retas e cores sóbrias. O branco, ressaltado nas paredes de MDF; e o preto, pintado no soalho de madeira. Ambos estão presentes em toda arquitetura, mantendo um visual neutro e, ao mesmo tempo, contemporâneo. Há, também, tonalidades marcantes em algumas peças específicas, com revestimento e estofados de flores e outras estampas harmoniosas”, complementa.

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área construída: 244 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados