A Residência RD, concebida pelo escritório Progetta Studio, deixa bem claro o estilo de vida de seus moradores. Localizada na região norte de Florianópolis (SC), essa morada de 900 m² esbanja sobriedade desde a fachada, que segue marcada pelos traços lineares e pela tonalidade branca – uma característica notável deste projeto arquitetônico.
De acordo com os arquitetos Allan Chierighini e Fábio Silva, o imóvel foi concebido pelo próprio escritório há pouco tempo atrás. Mas com a chegada dos novos proprietários, os profissionais precisaram adaptar a morada e entrega-la o mais rápido possível, pois os moradores tinham pressa para se mudar. Com isso, a reforma durou apenas cinco meses.
O perfil e as preferências do casal de moradores ditaram o projeto da Progetta Studio. O marido é consultor de telecomunicações e, por isso, amante da tecnologia, enquanto a esposa advogada gosta de reviver o aconchego da serra gaúcha – sua terra natal. Ambos apreciam o convívio com familiares e amigos.
Todos esses quesitos foram traduzidos para o projeto de interiores da Residência RD. A madeira trouxe o conforto desejado pelos moradores e tornou-se um material de destaque, sendo usada na fachada, deck e parte do mobiliário da área de lazer.
Além disso, o típico churrasco gaúcho está garantido com a área de lazer externa, que foi posicionada na parte posterior da casa. Entre jardins e árvores, ali estão a piscina com cascata, bem como a varanda e o espaço gourmet. Como descrevem os arquitetos, “esses ambientes trazem os aspectos de um resort.”
No pavimento térreo da Residência RD o que manda é a amplitude. A área de lazer externa conecta-se às salas de estar e jantar, cozinha e lounge através do vidro que corre sobre as esquadrias de alumínio. O branco escolhido para as paredes e para o mobiliário aumentam a sensação de um espaço maior.
A tonalidade resgata, ainda, outra peculiaridade do projeto: a tecnologia. O branco, muitas vezes associado ao ‘novo’ e ao futuro, foi um conceito inspirado nos equipamentos e desenhos da multinacional Apple, tamanha era a paixão dos moradores pela marca.
Isso também influenciou todo o sistema de automação da residência, que possui iPads, iPhones e MacBooks controlando diversas funções. “Nós executamos esse serviço junto com o cliente. Com alguns cliques é possível acionar luzes, ligar eletroeletrônicos e abrir as portas, por exemplo”, contam os arquitetos, que brincam: “até apelidamos esse projeto de Casa Apple.”
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados