Logo Construmarket
Banner

Almaviva

Almaviva
Após retrofit, espaço abriga novo escritório da empresa italiana transmitindo conforto e integração aos funcionários. Imagens: Romulo Fialdini
Almaviva
Almaviva
Almaviva
Almaviva
Almaviva
Almaviva
Almaviva
Almaviva

Identidade recriada

Texto: Marina Cabral

Após o retrofit a Almaviva implantou sua sede corporativa e representativa no renomado Edifício Itália, em São Paulo. Como o prédio é antigo, muitos limitadores para a geração da tecnologia acabaram tornando o projeto desafiador. “Transformar esse ambiente da década de 50 em um espaço do século XXI foi trabalhoso, mas deu certo. A proposta marca uma nova etapa na trajetória da Almaviva, pois foi criada uma nova identidade corporativa”, ressalta a arquiteta Pierina Piemonte – sócia do escritório Leonetti Piemonte Arquitetura.

Para adequar as instalações ao edifício – que possui pé-direito muito baixo – o projeto definiu alguns rebaixos posicionados estrategicamente. “Eles permitem a passagem da infraestrutura para elétrica, lógica, telefonia e ar-condicionado”, explica. “Toda esta infraestrutura exigiu adequação não só do andar, mas do edifício como um todo, pois não havia espaço para passar estes sistemas”, completa. Além disso, pendentes foram instalados na laje para iluminar as estações de trabalho. No forro, alguns rebaixos criaram efeitos de luz.

Layout

O escritório possui um grande salão no meio do andar. Ao redor dele, uma sala de reuniões principal localiza-se na extremidade curva do pavimento e privilegia a vista panorâmica da metrópole. “O Layout promove a integração das equipes e permite fluidez à troca de informações. As divisórias transparentes trazem a luz natural para o interior do escritório tornando o ambiente mais agradável”, ressalta.

Comunicação visual e materiais

De acordo com Pierina, o amarelo é a cor principal do projeto. Ele aparece nas divisórias das estações de trabalho, no balcão da recepção e em toda comunicação visual. “A empresa tem linguagem contemporânea e o uso da cor amarela confere modernidade ao espaço”, diz. Um carpete em placas com dois tons de cinza forma um desenho de piso. Esse material, combinado ao mobiliário em laminado madeirado, torna o ambiente extremamente aconchegante e elegante.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área construída: 550 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados