Logo Construmarket
Banner

Casa do Boi

Casa do Boi
Um casal de empresários do ramo da moda pediu uma casa que tivesse ligação íntima com a natureza e um desenho exclusivo. Imagens: Edgar Cesar
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi
Casa do Boi

Casa do vale


Texto: Nathalia Lopes

Encantados pela paisagem do entorno, um casal de empresários resolveu adquirir um lote em um condomínio em Goiânia. E para que a residência que estava por ser construída aproveitasse cada pedacinho dessa vista, eles procuraram o arquiteto Leo Romano, dono do escritório que leva seu nome, para projetar uma morada em que a separação do homem com a natureza fosse algo muito ténue. Assim nasceu a Casa do Boi.

“Eles pediram uma casa que tivesse um traço autoral, mas que se integrasse ao terreno sem agredir a natureza existente. Outro ponto importante era garantir certa privacidade em relação aos demais terrenos”, explica Leo sobre o início desse projeto.

Sendo assim, o arquiteto posicionou o programa de 477,33 m² no centro do terreno para que não houvesse contato direto com as casas ao redor. O programa é composto por três volumes retangulares que abrigam o hall de entrada (amarelo), térreo e andar superior, alguns unidos entre si por pergolados.

Um programa rodeado de inspiração

A residência foi batizada de Casa do Boi em razão do painel de azulejos criado pelo arquiteto. “O cliente queria algo exclusivo”, comenta Romano. Com referências a Athos Bulcão, pintor e artista brasileiro famoso por seu trabalho com azulejos – e com um desenho de um boi, que é marca do seu escritório, Leo criou uma paginação exclusiva para a fachada. “Todos ficaram satisfeitos com o resultado”, declara.

A fachada é formada pela sobreposição de dois volumes que abrigam o programa da residência. No inferior, estão as áreas sociais, de serviço e lazer da casa. “A planta se desenvolve livremente, contemplando os espaços de cozinha, salas e varanda, que se voltam para a piscina e o lago”, explica Leo. Já no volume superior estão os quartos.

Destaque para o mobiliário desenhado por renomados artistas nacionais (Foto: Edgard César) 

O conceito de integração de espaços se une à usabilidade e liberdade. Os móveis brasileiros pontuam o ambiente, respeitando uma paleta amadeirada. A área social é marcada pelo tapete Aubusson.

“Na sala de estar, destaque para as poltronas Mole e Oscar de Sérgio Rodrigues, além das banquetas Costureiras de Lina Bo Bardi. A escada escultórica vermelha é de Jader Almeida. Na sala de jantar aparecem as cadeiras Pantosh, da Latoog Design junto com painéis do artista Pitágoras, que conferem cor ao ambiente. Na varanda, a peça principal é a poltrona Astúrias, de Carlos Mota”, apresenta o arquiteto. Por fim, as obras de arte são de artistas goianos de expressão.

Veja outros projetos do Leo Romano na Galeria da Arquitetura:

Casa Escalada

Casa do Pátio

Escritório

  • Local: GO, Brasil
  • Área construída: 477 m²
Veja outros projetos relacionados