Despretensiosa e com um visual leve e moderno, a Casa Jabuticaba conta com soluções arquitetônicas que ajudam no seu conforto térmico, na incidência de luz natural e na sua praticidade, itens essenciais para o casal de proprietários e sua filha pequena.
Na entrada da morada, localizada em Camaçari, na Bahia, uma jabuticabeira dá as boas-vindas aos moradores e visitantes e cria uma dinâmica espacial que conecta todos os ambientes, entre eles sala de estar, jantar, escritório, cozinha e gourmet, otimizando a funcionalidade da casa.
De acordo com Laís Galvão, que assina o projeto arquitetônico, a árvore é o coração da morada, o primeiro elemento a ser visto por quem entra por suas grandes portas. Envolvida por um banco de madeira cumaru com iluminação embutida, ela traz sensação de bem-estar e uma vontade de permanecer naquele tão agradável ambiente.
O visual leve sempre foi uma premissa do projeto, alcançada, entre outros recursos, pela volumetria térrea e plana e cobertura em estrutura metálica, bastante esbelta e com grandes beirais.
Outro destaque do projeto são os brises verticais e móveis feitos de madeira carbonizada, através da técnica japonesa do Shou Sugi. Esses brises envelopam toda a fachada, criando uma dinâmica interessante de movimentos e oferecendo originalidade à casa. Além disso, têm a função primordial de controlar a ventilação natural e a incidência do sol e oferecer privacidade aos moradores.
Para compor com a madeira carbonizada, a arquiteta utilizou outros materiais como placas cimentícias e madeira cumaru, formando uma paleta de cores e texturas rústicas e ao mesmo tempo sofisticadas.
A planta da residência tem formato em L e no centro deste L está a jabuticabeira, a partir da qual se interligam ambientes como living, sala de jantar, escritório, cozinha e varanda gourmet.
Os quartos estão voltados para a área de lazer, mas também se conectam por um corredor interno.
A cozinha tem estilo mais despojado e tira partido do visual do paisagismo para criar uma atmosfera mais natural. Atrás dela fica a área de serviço e na frente localiza-se o gourmet.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Casa Manga, por Samira Siman Arquitetura
Casa Jabuticabeiras, por Ricardo Felippi Arquiteto
Casa Box, por Caio Persighini
Escritório
Termos mais buscados