Logo Construmarket
Banner

VIACOM Brasil

VIACOM Brasil
O projeto da nova sede da Viacom Brasil, em São Paulo (SP), tem sete ilhas de edição, estúdio de gravação, sala para streaming e uma sala de reunião multiúso. Imagens: Nelson Kon
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil
VIACOM Brasil

Espaço de trabalho e descontração

Texto: Ana Marquez

O escritório SCAA foi convidado, em 2017, para desenvolver o projeto arquitetônico da nova sede do grupo de mídia Viacom Brasil, responsável pelos canais MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central e Paramount. O projeto foi construído em um edifício corporativo no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

Distribuição da área técnica

A obra conta com 170 postos operacionais e vários espaços específicos para atividades, como sete ilhas de edição, sala para streaming, estúdio de gravação, além das salas dos diretores e da sala de reunião multiúso.

As áreas técnicas ficam dentro de uma caixa metálica inserida em um espaço maior. Essa caixa é toda revestida com lambril metálico perfurado e tem lã de pet com véu preto na parte interna, o que contribui para o desempenho acústico. Dentro dessa caixa estão os armários e os lockers pessoais.

Por conta das várias áreas técnicas e da laje exposta, duas grandes preocupações dos arquitetos eram com o isolamento acústico e com as soluções para a área operacional. A ideia era dar a impressão de se estar em um estúdio de gravação. Por isso, os revestimentos metálicos, que proporcionam absorção acústica, têm forma de caixa.

Integração automatizada

A empresa conta com espaços de descontração e vista para o bairro do Itam Bibi, em São Paulo (SP) Foto: Nelson Kon

Uma das maiores curiosidades deste projeto é a sala de reunião “fantasma”. Ela é assim chamada porque tem uma mesa com cerca de 350 kg que “desaparece”, integrando a área de espera à área do café e criando um espaço de quase 100 m² onde são realizados diversos tipos de evento. “O ponto alto dessa transformação é a elevação motorizada do tampo da mesa [que vira um aparador], que entra na sanca e transforma-se em elemento do forro acústico”, explica o arquiteto Sergio Camargo. O sistema de elevação da mesa foi desenvolvido por uma empresa especializada em equipamentos cenográficos.

Essa sala, que possui um grande telão multimídia, lembra um cinema. Nela, são feitas apresentações e projeções de filmes etc. para até 200 pessoas (funcionários, colaboradores externos e clientes).

A sala conta, ainda, com divisórias de vidro articuladas e sobrepostas que também “desaparecem”, definindo claramente a geometria do ambiente, focado na tela de projeção.

Veja, no Galeria da Arquitetura, outros projetos corporativos:

Agência Peppery;
Airbnb;
Rosemoo Office Beijing;

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 1.150 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados