A Casa BRS, localizada na capital paulista, foi reformada pelo escritório Lacaz & Broggin Arquitetura e Engenharia. A ideia da empreitada era modernizar o imóvel sem descaracterizar a sua antiga estrutura.
“Antes, tratava-se de uma casa muito compartimentada. Decidimos, por isso, aumentar a área construída do pavimento superior, além de integrar os ambientes do pavimento térreo e mudarmos o local da edícula, de modo a ampliar a área de lazer externa, que ganhou uma piscina nova”, relata o arquiteto Fábio Lacaz.
A ideia principal foi preservar as fachadas do sobrado, incorporando apenas um pouco de modernidade com tonalidades de concreto e marrom. As fachadas originais, feitas de tijolos, foram mantidas, porém receberam a aplicação de revestimento cimentício. As esquadrias, que existiam no exterior da casa, foram todas substituídas por caixilhos de alumínio com pintura corten.
“Nos inspiramos nos projetos de prédios industriais ingleses, que preservam os tijolos das fachadas e os incorporam aos revestimentos em tons cimentícios”, comenta o arquiteto.
A maior dificuldade do projeto foi ampliar a área do pavimento superior sem mexer na estrutura da cobertura, que se encontrava em boas condições. Para isso, os arquitetos executaram uma nova área, que abriga a suíte do casal, toda em estrutura metálica e posteriormente revestida de tijolos, que, por fim, recebeu uma laje com cobertura independente.
O conceito para a disposição do layout teve como princípio a integração dos espaços e a inversão das áreas de salas e de serviços. As salas viradas para a frente do lote foram transferidas para o fundo e agora ficam voltadas para o jardim por meio da abertura de grandes vãos de porta.
As salas foram integradas em um grande espaço que comporta sala de estar, sala de jantar, cozinha e o escritório. Esses ambientes podem se juntar através da abertura de grandes portas de correr. No pavimento superior, o hall de distribuição entre os quartos foi transformado em sala íntima e recebeu iluminação zenital.
“Procuramos utilizar tons claros e mobiliário contemporâneo no projeto de interiores. No piso, usamos perobinha, enquanto os móveis receberam acabamento em pintura clara e vidro”, conta Lacaz.
O escritório contratou duas empresas para cuidar do projeto de iluminação das áreas externas e internas. No interior, os espaços foram pensados com mais iluminação indireta, através do uso de sancas e pontos de luz no piso. Já na área externa, o destaque fica para os volumes do paisagismo.
Com relação ao paisagismo, outras duas empresas ficaram responsáveis, uma pelo projeto e outra pela execução. A concepção consistiu, sobretudo, na implantação de três grandes árvores no fim do terreno, garantindo privacidade aos quartos que estão voltados para os fundos, que faz divisa com uma escola. Além disso, a casa conta com um telhado verde, projetado sobre a edícula, com o objetivo de trazer mais verde para esses dormitórios dos fundos. O telhado foi executado por uma terceira empresa.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados