A sede do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP toma novas proporções com a implantação do edifício que servirá de espaço para o Centro de Pesquisa Avançada – Ipq2. O projeto pioneiro da Avanti Architects no Brasil foi comandado pela equipe de Londres que teve como premissa criar uma identidade própria para o novo anexo, sem destoar do design marcado no bloco existente.
Nas fachadas do prédio o projeto explora o uso do brise-soleil para garantir o sombreamento adequado. Em conjunto, grandes painéis de fachada ventilada, revestimentos cerâmicos e painéis de alumínio coloridos criam a aparência sóbria e, simultaneamente, moderna do complexo. Já a disposição intercalada dos caixilhos glazing com os elementos estruturais entra com a proposta de maximizar a entrada de luz natural.
Essa mescla de materiais permite a harmonia necessária entre as duas edificações que dividem o mesmo espaço, mas ao mesmo tempo são independentes.
Os prédios se relacionam a partir da passarela no pavimento térreo e da conexão de pele de vidro que toma cinco dos 10 níveis da nova estrutura. Cerca de 10 mil m² são distribuídos em andares com a finalidade de atender o uso acadêmico, pesquisas e áreas de atividades de atenção à saúde – ambulatório, hospital e internação. Complementam-se os terraços, o solário para uso comum e os dois subsolos de apoio logístico e garagem.
O projeto da Avanti Architects determina o programa sem excluir as questões específicas de segurança para um edifício voltado a pacientes psiquiátricos.
Escritório
Termos mais buscados