Uma residência funcional, com baixa manutenção, área social integrada e pavimento íntimo que comportasse bem a família foram os pedidos que os moradores da Casa NRB fizeram ao escritório K+S Arquitetos Associados.
Segundo o arquiteto Ivo Kieling, o projeto também deveria contemplar um terraço com vista de 360 graus para o entorno da cidade de Porto Alegre (RS). “Além desses fatores, a casa também deveria ser ventilada, iluminada e fluida, com espaço suficiente para receber familiares”, conta.
A dificuldade do escritório era criar uma planta bem ampla e ventilada no pavimento social, que permitisse uma entrada direta para o pátio dos fundos, tudo isso em um terreno estreito e de formato irregular. “A solução que encontramos foi descolar a casa de uma das laterais, permitindo mais uma fachada para ventilação, e criar também uma varanda coberta pelo volume da suíte”, relata a arquiteta Luiza Lima.
O destaque fica para o volume da suíte, puro e com grande balanço que se projeta da fachada frontal em direção à rua. As fachadas têm um jogo de volumes que se evidencia pelas texturas dos materiais usados. O balanço estrutural com o mínimo de apoio ganha ênfase junto ao acesso principal, e o amplo terraço permite desfrutar da natureza que rodeia o projeto.
As fachadas foram rebocadas e pintadas com tinta na cor branca. O plano de sustentação está localizado na garagem. O volume onde está a sala de jantar também foi rebocado e pintado com tinta para fachada na cor cinza chumbo. A paredes laterais e todo o volume foram feitos com revestimento em tijolo de demolição e tratamento de água-repelente.
Para o projeto de interiores da Casa NRB, os arquitetos decidiram priorizar a iluminação natural e a amplitude dos ambientes. Para isso, utilizaram matizes neutras como branco, fendi, amadeirados e o concreto. “A arquitetura dessa casa é pura e contemporânea, com alinhamentos bem definidos”, comenta Kieling.
Um dos destaques da residência é o terraço, de onde os moradores podem aproveitar a vista da região e ainda receber os amigos. A escada, feita em aço com revestimento em granito, é uma das protagonistas do projeto. Atrás dela esconde-se a cozinha, semi-integrada com o living.
“Com a premissa de ser atemporal, priorizamos o uso de materiais naturais. Internamente, usamos tons claros e neutros aliados à boa iluminação, o que proporcionou conforto, amplitude e elegância ao projeto”, conclui Lima.
Escritório
Termos mais buscados