Ponto de encontro da família na charmosa cidade serrana de Campos do Jordão (SP), este chalé foi reformado pelos arquitetos do Korman Arquitetos. Segundo Ieda Korman – que divide a autoria do projeto com Silvio e Carina Korman –, o desejo da proprietária era que a casa mantivesse o estilo alpino e seus ares de ‘casa dos sonhos’.
A morada foi reformada para atender a um novo programa familiar, já que as filhas dos clientes se casaram e formaram suas respectivas famílias. A partir daí, foi necessária a ampliação de 90 m² para 150 m².
“Mesclamos dois sistemas construtivos: pré-fabricado e alvenaria. A obra consistiu na reforma completa do imóvel, não utilizado por muitos anos e que apresentava o piso superior bastante danificado, telhado empenado e as esquadrias deterioradas”, conta Ieda.
A planta do Chalé Campos do Jordão foi totalmente remodelada. Antes, contava com dois pavimentos, que dispunham de dois dormitórios com um banheiro, uma área de refeições e uma minicozinha. Após a reestruturação, os 150 m² deram lugar a oito cômodos: três dormitórios (sendo duas suítes e um quarto das crianças que é unido a uma brinquedoteca), sala de estar integrada à minicozinha e dois banheiros
A área de lazer foi acoplada ao chalé no piso inferior, onde anteriormente só havia a estrutura da antiga casa. Assim, foi criada uma área para hidromassagem, fitness, sauna, banho e descanso. Todo esse perímetro é envidraçado, tornando-se um local de contemplação do jardim externo e da paisagem natural. Por falar nela, a flora nativa foi preservada e complementada com plantas ornamentais em zonas delimitadas, dando um toque campestre sem agredir a mata existente.
“Buscamos atender às necessidades da família sem deixar de lado o design”, comenta Ieda. Nos quartos, como o pé-direito é muito baixo, optou-se por lustres de antiquário em cristal, usados nas laterais das camas como abajures, criando uma atmosfera intimista e iluminando satisfatoriamente o ambiente.
Na sala de jantar com pé-direito duplo, há um lustre maior que ilumina toda a área. Já na sala de estar com forro em gesso, a utilização de spots foi possível. Nos quartos, sala de TV e sala de ginástica, foram usados microspots.
As reformas estruturais foram bem pontuais, como a caixilharia frontal trocada por metal e vidro, mudança das telhas de barro vermelha por ecológicas plásticas e as madeiras antes escuras agora são brancas, com detalhes em X em preto, mudando totalmente o visual de uma casa pré-fabricada.
Por fim, toda a decoração é baseada em tecidos em estilo francês e o mobiliário demonstra o gosto eclético dos moradores.
Escritório
Termos mais buscados