O Autoral consiste em três torres de apartamentos residenciais, cujo projeto arquitetônico desafiou o escritório Königsberger Vannucchi. A principal dificuldade dos arquitetos (Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi e Alexandre Daud) foi vencer o acentuado declive do terreno de 6.578,88 m², localizado em Perdizes (São Paulo).
Após uma análise cuidadosa da topografia e da melhor forma de ocupá-la, considerando questões técnicas, de legislação e de produto imobiliário, a solução encontrada foi dar destaque à volumetria a partir do conceito de apartamentos-casa.
Buscando evitar uma extensa parede de três pavimentos de estacionamento voltada para a avenida Pompeia, apartamentos nivelados ao subsolo ocupam o perímetro da garagem, facilitando o acesso dos moradores às suas vagas, aumentando a área privativa e reduzindo a necessidade de mais unidades nos andares superiores.
Ao todo são 26.822,44 m² de área construída, distribuídos entre três torres de oito pavimentos estrategicamente sobrepostas, com uma praça central de vegetação densa contornada por alguns dos espaços de uso comum. A extensa área verde, que se prolonga sob pilotis, dá acesso aos halls sociais e de serviço de cada bloco de maneira convidativa.
De acordo com Alexandre Daud, a empresa proprietária considerou descartar o terreno, já que a pressão da terra exercida sobre a estrutura e fundações era uma questão que inviabilizava o primeiro projeto pensado para o empreendimento.
Então, a convite dos proprietários, o escritório compôs torres justapostas no trecho baixo do terreno aliadas perimetralmente à continuidade das lajes de estacionamento, servindo para o travamento da estrutura sem comprometê-la.
Na fachada, os terraços do edifício revestido de massa predominantemente branca colocam a volumetria em evidência através do jogo de luzes e sombras, formando um conjunto equilibrado.
Veja outros edifícios do escritório Königsberger Vannucchi:
Escritório
Termos mais buscados