Com 63 anos de história o Hotel Antumalal está localizado na cidade de Pucón, província de Cautín, no sul do Chile. A construção que poderia ser facilmente confundida com um edifício erguido nos dias de hoje, guarda a mesma estrutura de quando foi concebido pelo arquiteto chileno Jorge Elton, a partir do ano de 1945, e inaugurado em 1950. Telhados planos, fachadas lisas e formas cúbicas favorecem ângulos retos, que, ao mesmo tempo, incorporam alguns cantos arredondados em ângulos externos, denunciando sua inspiração: a escola de Bauhaus. “Jorge Elton era um estudante de Frank Lloyd Wright, que trabalhou com o estilo Bauhaus ao longo de sua carreira”, relembra Rony Pollak, proprietária do Antumalal. Desde a concepção, manifesta-se o respeito à natureza em primeiro lugar. “A regra número um é a de que, para construir, nenhuma árvore pode ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, e não o contrário”, declara Pollak.
Alinhado às características de Bauhaus, o partido é marcado pela harmonia entre a forma e a função, com total integração ao meio ambiente, caracterizado por 5 hectares de parques, jardins, praia, inúmeras cachoeiras e o lago Villarica. Para isso, grandes janelas panorâmicas de vidro criam uma relação fluida entre a construção e a natureza, interior e exterior, permitindo a privilegiada vista do entorno, principalmente para o lago.
A fundação foi feita com cimento e vigas de aço. A madeira e as lajes de concreto armado têm a função de criar ângulos salientes. No layout original foram concebidos 16 quartos e chalés e, alguns anos após a inauguração, acrescentou-se a piscina à construção. Uma grande reforma de modernização aconteceu no aniversário de 60 anos do hotel, quando o edifício principal recebeu duas salas novas, um quarto de casal e uma suíte familiar, para atender ao aumento da demanda.
As principais alterações aconteceram na área da piscina, que foi totalmente modernizada com a É uma honra trabalhar duro para manter um testemunho tão impressionante para o movimento de vanguarda Bauhaus no Chile, que influenciou uma nova geração de profissionaisRony Pollakconstrução de uma sauna seca com vista para o lago, duas salas de massagem, novos vestiários e uma hidromassagem aquecida coberta. Além disso, o espaço ganhou dois painéis de vidro que, além de integrar a paisagem externa, mantém a temperatura interna, permitindo o uso da área durante todo o ano, independente da estação. Também foi inserido um novo estacionamento junto ao parque florestal.
Hoje com 22 quartos o pequeno hotel oferece o charme e o conforto de um hotel boutique. Cada dormitório ostenta painéis de madeira e pedra local, aquecimento a lareira, janelas com vista para o lago e para os jardins.
O mobiliário é original, cuidadosamente mantido para preservar o estilo, assim como a estrutura, representando um verdadeiro desafio às novas gerações de proprietários, que seguem à risca as ideias e os pensamentos do arquiteto e fundador. “É uma honra trabalhar duro para manter um testemunho tão impressionante para o movimento de vanguarda Bauhaus no Chile, que influenciou uma nova geração de profissionais”, declara Rony Pollak.
Escritório
Termos mais buscados