A vista para a cidade de Itupeva, interior de São Paulo, foi o que determinou a implantação e a volumetria da Residência CP. O escritório PUPO+GASPAR Arquitetura e Interiores driblou os 13 metros de desnível do lote e desenvolveu o projeto arquitetônico de modo que a casa pousasse sobre a paisagem.
Para solucionar o desafio imposto pela topografia do terreno, foram utilizados muros de arrimo de até seis metros de altura, feitos em pedras maciças de granito, que também auxiliam na apropriada drenagem para o escoamento das águas pluviais. “A morada foi implantada na parte mais alta do terreno, fazendo com que a casa se distribuísse em três níveis”, revela o arquiteto Paulo Gaspar.
O partido para a construção consistiu em desenvolver amplos e arejados ambientes, ao mesmo tempo que privilegiou a área social e de lazer, com total privacidade para a parte íntima da casa.
Com 636 m² de área construída, a Residência CP foi dividida nos pavimentos térreo, superior e inferior.
No térreo encontra-se o escritório, as salas de estar e de jantar, o home theater e o espaço gourmet, com academia e piscina de borda infinita. Neste pavimento fica também o atelier da proprietária, que é artista plástica. "O espaço fica próximo à entrada social, possibilitando atender os clientes sem intervir na parte íntima”, conta Gaspar.
O pavimento superior abriga as cinco suítes e mais uma sala íntima. Todos os dormitórios possuem porta balcão e acesso para uma varanda voltada para a cidade, garantindo uma vista ampla do entorno. Para conservar a privacidade dos quartos, eles foram posicionados do lado oposto à rua principal.
No pavimento inferior da Residência CP está o salão de jogos, com dois acessos independentes para que o proprietário possa praticar seus hobbies sem qualquer intervenção no dia a dia da família.
A cozinha tem acesso independente pela garagem, que conta com vaga para três carros na área coberta e espaço para outros seis em local descoberto.
O telhado da casa é embutido com telhas tipo sanduíche duplas de chapas galvanizadas e isopor com pintura eletrostática, que ajuda no aquecimento solar da água. “A Residência CP possui ar climatizado e uma torre de caixa d’água que abriga um reservatório de 5 mil litros. Também possui cisterna com reúso da água da chuva para irrigação do jardim”, completa Gaspar.
Escritório
Termos mais buscados