Logo Construmarket
Banner

Casa LP

Casa LP
A Casa LP foi projetada pelo escritório Gordeeff em uma região bucólica de Vinhedo, cidade próxima a Campinas. O lote de esquina com 822 m² foi dividido em dois setores: a área social e a área funcional. Imagens: Miro Martins
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP
Casa LP

Clima praiano no interior de São Paulo

Texto: Nathalia Lopes

Quem olha uma foto da Casa LP, com ar praiano, acha que ela fica no litoral e se surpreende ao descobrir que, na verdade, ela fica em Vinhedo, uma cidade do interior de São Paulo. A localização, próxima ao centro do município, era ideal para a construção da residência de um casal com dois filhos.

Diante de um lote de esquina com 822 m² e declive de 7 metros no sentido longitudinal, o escritório de arquitetura Gordeeff projetou dois volumes com acesso e função distintos em dois andares.

Programa em dois setores

O térreo é dividido em dois setores. A área social é composta de uma sala espaçosa, churrasqueira e pátio externo com piscina - tudo integrado e com grandes aberturas, de modo a ampliar o campo de visão para a bela área de preservação ao fundo do terreno e aproveitar a luz e ventilação naturais ao máximo.

Já na área funcional ficam a garagem, a cozinha, um lavabo, a lavanderia e a despensa. A cozinha conta com uma bancada para quatro pessoas e uma grande abertura que dá acesso a um ambiente externo, onde foi instalada uma mesa para as refeições.

No pavimento superior, mais alongado, está a área privativa, com as suítes. Esse andar também tem acesso à rua principal, onde há uma vaga coberta por um pergolado de madeira, que dá a impressão de a casa ser térrea.

O pavimento que abriga as suítes também têm acesso à rua Foto: Miro Martins 

Soluções termoacústicas

Desde a concepção do projeto arquitetônico, existia a nítida preocupação dos proprietários com o conforto térmico da obra. Para conseguir a eficiência térmica desejada foram usados telhas termoacústicas, forro de gesso para isolar o ambiente interno de qualquer calor transmitido pela laje, além de pintura externa predominantemente na cor branca para melhor reflexão dos raios solares.

Um estudo sobre insolação foi realizado a fim de se tomar algumas decisões. Por exemplo, o recorte das suítes foi desenvolvido justamente com o objetivo de criar um beiral aliado ao jardim, que tem o papel importante de bloquear os raios solares. Quando a vegetação plantada na lateral da casa crescer, ela terá a função de fazer sombra nos pisos externos e no pátio da piscina, para evitar a transmissão de calor por radiação.

Veja outros projetos de residências na Galeria da Arquitetura

Casa da Rampa, do studio mk27

Residência Marubá, do Padovani Arquitetos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 822 m²
  • Área construída: 405 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados