Arquitetada pelo escritório Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados, a residência Ilha Santo André está localizada em uma pequena ilha no município de Santa Cruz de Cabrália, ao sul da Bahia. Um dos diferenciais da propriedade é que ela é composta por nove chalés com estrutura de madeira e cobertura em madeira piaçava, fundindo-se harmoniosamente com a natureza do seu entorno.
Ao todo, o terreno tem 22.000 m² de área, mas a parte construída corresponde a 1.740 m².
O quiosque central acomoda as áreas de lazer e social, com piscina, bar, hidromassagem, espaço para as refeições e um amplo deck.
Além deste, seis chalés estão direcionados para o setor íntimo, com área de 64 m² cada. Um oitavo chalé abriga a academia, e o último é destinado a serviços em geral.
“A residência Ilha Santo André foi concebida a partir de uma área social com piscina integrada, ao redor da qual espalham-se os quiosques que alojam os proprietários, seus filhos e hóspedes”, expõe o arquiteto Ivan Smarcevscki.
Segundo o profissional, um dos requisitos dos clientes era a criação de uma casa prática, integrada à natureza, que desse destaque para as áreas de lazer. “O setor íntimo deveria estar próximo, mas não completamente interligado, preservando a privacidade de todos ali hospedados”, completa.
As construções da Ilha Santo André são divididas em dois pavimentos – térreo e mezanino –, que possuem cobertura em madeira piaçava com estrutura em eucalipto. Com as esquadrias e os domus em vidro laminado, cria-se uma conexão do interior com o exterior e permite-se a passagem de luz natural durante o dia.
Há também algumas edificações térreas, que seguem o mesmo estilo das centrais. As circulações entre os chalés são feitas em piso intertravado.
Os materiais foram escolhidos buscando evitar qualquer tipo de alteração no ambiente natural e obter o máximo de sintonia com a natureza local. “A arquitetura seguiu um estilo 'balinês', com uso de muita madeira, eucalipto de reflorestamento, vidro e piaçava, resultando na integração completa e perfeita com o coqueiral, o manguezal e o mar”, menciona Smarcevscki.
O projeto de paisagismo se aproveitou da vegetação nativa e própria do local para compor o cenário da Ilha Santo André. Discreta e aconchegante, a iluminação apenas complementa o projeto, sem tirar o foco do que ele tem de mais valioso, a natureza.
O grande terreno ainda conta com uma quadra de tênis, um píer de atracação, deck de apoio à beira mar, pista de cooper que contorna toda a extensão da propriedade e sua própria subestação, para transformar e distribuir energia elétrica para a residência.
Escritório
Termos mais buscados