A loja Novo Ambiente Design – Ipanema (RJ), localizada no coração da zona sul do Rio de Janeiro, passou por uma substancial reforma, com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Ivan Rezende Arquitetura. “O objetivo era abrir as portas para um novo conceito, resgatando o comércio de rua, que já foi tão valorizado no passado”, explica o arquiteto Ivan Rezende.
A edificação original, de três pavimentos, já estava completamente descaracterizada em sua arquitetura, e por isso, foi inteiramente revitalizada, ganhando nova fachada, mais dois pavimentos e projeto estrutural elaborado para receber o novo showroom. Os arquitetos mantiveram, contudo, as estruturas aparentes, descontinuadas das alvenarias e marcadas pela sua função.
“Procuramos elaborar uma arquitetura funcionalista, organizando as plantas como lâminas livres, a fim de localizar seus serviços no fundo da loja e proporcionar maior aproveitamento do espaço, além de favorecer a livre organização do mobiliário exposto”, relata Rezende.
O projeto da fachada do Novo Ambiente Design foi idealizado a partir das novas expectativas de uso. Suas linhas se relacionam com os traços que formam os planos internos.
“Nossa intenção foi fazer da fachada uma grande e variada vitrine de vidro que percorre toda a frente do edifício. Este conceito eleva e valoriza os produtos expostos, cria uma volumetria a partir da diferença de planos e linhas e traz mais visibilidade para as peças de design”, comenta o arquiteto.
O afastamento frontal respeita a legislação do local onde o Novo Ambiente Design está localizado e promove uma interessante relação entre pedestre e fachada. No térreo, a vitrine fica menos tradicional, e sua porta de entrada remete aos museus e exposições, fazendo com que a própria esquadria funcione como letreiro.
A acessibilidade foi um fator relevante no projeto, que criou estratégias para que todos os pavimentos do showroom possam ser acessados por portadores de necessidades especiais. “Instalamos rampas de acesso na entrada da loja em virtude do nível existente da construção original, além de um elevador para garantir a circulação vertical da nova edificação”, conta o arquiteto.
A escada interna se localiza no eixo central da planta baixa, ajudando a organizar os espaços, e ainda funciona como um elemento escultórico. Seu corrimão carrega a identidade do projeto para todos os pavimentos da loja.
Rezende conta que buscou ser o mais flexível possível no projeto de iluminação do Novo Ambiente Design. "Utilizei sistemas de trilhos eletrificados e projetores direcionáveis, a fim de valorizar os pontos importantes, seja qual for o layout da loja no momento”, finaliza.
Escritório
Termos mais buscados