Localizada às margens da Lagoa de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, a Casa das Oliveiras tinha como premissa resguardar a privacidade dos moradores e garantir o desfrute da paisagem e das águas esverdeadas da região. Assim, essa morada projetada pelo escritório Ivan Rezende Arquitetura possui uma forte ligação com o entorno.
Seguindo os preceitos da legislação local – que determinam que a implantação esteja no centro do terreno –, o volume arquitetônico foi definido a partir de um prisma retangular imaginário suportado por duas vigas laterais.
Após o desenvolvimento do projeto, os volumes internos da Casa das Oliveiras foram subtraídos do prisma inicial e criaram-se desdobramentos espaciais que se alternam entre cheios e vazios em um caminho programático. São esses pontos que intuem e diferenciam os espaços íntimos e sociais.
Os vazios internos proporcionam a entrada de luz natural que permeia toda a residência e abrem perspectivas generosas para a paisagem, transformando cada ambiente em um local de contemplação do exterior.
Atravessando o pátio interno da casa, onde há uma charmosa plantação de oliveiras – árvores que inspiraram o nome do projeto –, foi construído um pequeno e charmoso vestíbulo na área de lazer. Lá os moradores podem relaxar com a paisagem da lagoa e do relevo como pano de fundo.
Ligada ao volume principal do projeto, a estrutura projetada em estrutura metálica e concreto aparente abriga os espaços de apoio ao jardim e à piscina, ligando o dormitório do casal a um terraço-mirante de onde, de forma privilegiada, o horizonte é visto.
A integração dos ambientes internos e externos é feita por portas de correr e panos de vidro que circundam toda a extensão da casa.
Segundo Rezende, as vigas aparentes de concreto, interligadas por duas lâminas do mesmo material, mas de forma protendida, marcam a unidade volumétrica da residência e dão indícios de que o projeto priorizou materiais de baixa manutenção – aço, madeira e concreto – e simplicidade em sua presença natural.
“Todo o piso da parte social da casa foi coberto em Pietra Forte Florentina com acabamentos pertinentes a cada área, criando uma base homogênea para as intervenções internas em Freijó Lavado Wood”, revela o arquiteto.
Os painéis fundidos deslizantes são executados em laminado compacto de alta pressão. Eles foram escolhidos para auxiliar na privacidade e a controlar a incidência de raios solares nos espaços.
Além das questões relacionadas ao conforto ambiental, como ventilação cruzada, sistema de proteção solar, aproveitamento máximo da iluminação natural e soluções de armações termoacústicas, outras ações foram tomadas para maximizar a economia de recursos através de possibilidades tecnológicas e ecológicas. Assim, também foram implantados os sistemas de automação de instalações, reúso de água e controle natural de insetos.
Escritório
Termos mais buscados