Integrar a construção de vários prédios à uma área totalmente voltada para a natureza não é das tarefas mais fáceis, principalmente em São Paulo. Este foi o desafio do escritório Itamar Berezin Arquitetura, responsável por planejar as 25 torres residenciais de 11 condomínios independentes do mais novo bairro paulistano, o Jardim das Perdizes. A implantação dos prédios deveria aproveitar o melhor de um bairro margeado por muito verde e sem comprometer os mais de 50 mil m² de paisagem do entorno.
"Pensamos em uma arquitetura visual muita arrojada. Desde o início tínhamos a preocupação de criar uma nova estética para adaptá-la de maneira perfeita ao ambiente natural”, conta Itamar Berezin. Desenhados ao redor de um imenso parque central de 44 mil m², os prédios ganharam aparência contemporânea, marcada por linhas retas e tonalidades suaves. Foi a solução encontrada para destacar ainda mais o verde dos jardins e o reflexo do azul do céu batendo nos vidros e nos espelhos d’água.
O projeto de Berezin seguiu os mais modernos conceitos de sustentabilidade ao explorar de forma racional os recursos naturais. Assim, aproveitou a madeira FSC em muitos pontos do prédio, iluminação em lâmpadas LED nas áreas externas e pisos permeáveis. Para atender à circulação ideal de moradores e visitantes, foram implantadas rampas de acesso com piso podotátil e interruptores e comandos elétricos em alturas acessíveis.
Escritório
Termos mais buscados