Texto: Naíza Ximenes
Nas terras de Itu, no interior de São Paulo, o escritório Fernanda Dabbur Arquitetura projetou um refúgio marcado por referências coloniais, da arquitetura ao conceito de tranquilidade: a Casa Vila Real. A residência, pensada como um ambiente de descanso, exibe uma mistura de elementos bucólicos e toques contemporâneos, que incluem pé-direito alto, forro de madeira e pisos em ladrilho hidráulico floral.
Com área construída de 750 metros quadrados, a casa de veraneio tem seis quartos, piscina com raia de 25 metros e elementos que remetem à arquitetura característica dos anos 1800. Essa rusticidade do projeto foi um pedido dos proprietários, que queriam compensar a movimentada rotina paulistana.
Logo na entrada, as referências coloniais ficam evidentes. A varanda larga convida os visitantes a apreciar a paisagem enquanto desfrutam do cheiro de café fresco; as telhas de barro compensam, com aconchego, a amplitude criada pelo pé-direito generoso; a madeira (de demolição) compõe tanto o forro quanto o piso de toda a área social.
A garagem ganhou elementos rudimentares, como a parede de pedras e a cobertura de madeira ripada. No interior, por outro lado, um dos destaques é a lareira central, revestida com pedra madeira — elemento que cria um pequeno hall de entrada, com ladrilhos hidráulicos coloridos no piso, na ampla área social.
Do outro lado da lareira, com piso de madeira de demolição, estão sala de estar em uma extremidade (com paredes ora definida por portas de vidro, ora por grandes estantes repletas de vidro), lounge da lareira ao centro, com algumas poltronas, e sala de jantar, que também ganhou muitos elementos em madeira, a exemplo da cristaleira, da mesa e do aparador.
Atrás da sala de jantar, a cozinha ganhou caixilhos de alumínio com acabamento de aço corten que adicionam um charme vintage ao conceito. Complementando a decoração, ladrilhos hidráulicos coloridos e portas de correr com roldanas aparentes conferem um ar de simplicidade elegante. Amplas janelas de vidro e uma grande porta de vidro de correr criam um cenário naturalmente iluminado na área dedicada à gastronomia.
Tanto a área social quanto a cozinha são diretamente ligadas à varanda gourmet, igualmente definida por elementos em madeira e mobiliário que mescla tons de azul e branco. Descendo alguns degraus, estão a piscina com prainha e ofurô, que convidam ao relaxamento.
Ao redor do lazer, o paisagismo delicadamente integrado emoldura a construção em tons de rosa queimado, além de conectar o bloco privativo ao jardim central em toda a estrutura, como uma grande varanda para as suítes.
Confira outros projetos de Fernanda Dabbur Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados