A reforma da sede do Instituto de Novas Ideias (Inrio) tinha por objetivo a integração dos colaboradores – obtida com a substituição de paredes por divisórias de vidro.
De acordo com a arquiteta Joyce Camillo, do escritório Indio da Costa Arquitetura, o ambiente deveria ser versátil, possibilitando várias configurações. “O Inrio precisava de uma sede que transparecesse, através da proposta arquitetônica, a seriedade e o idealismo do instituto. Mas o espaço também precisava ser dinâmico e despojado, receptivo e estimulante, pois receberia, além dos funcionários, inúmeros visitantes para cursos e reuniões”, explica.
Com materiais simples, o Inrio conta com um auditório envidraçado. As instalações aparentes enfatizam o dinamismo do cotidiano. “O forro tradicional foi substituído dando lugar às instalações, facilitando a leitura das soluções tecnológicas, sua manutenção e flexibilidade de usos. O conforto acústico é obtido pela aplicação de placas de fibras mineralizadas junto ao teto, acima das instalações”, ressalta.
Algumas paredes foram pintadas com cores fortes. Leds coloridos programados para mudar de cor iluminam outras divisórias de vidro. O recurso tecnológico inova os espaços de forma constante. “Os tons podem variar em um tempo pré-determinado. A combinação é dada por cores primárias e pode ser programada e alterada a qualquer momento”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados