Para revitalizar e valorizar ainda mais o famoso bairro do Leblon, o Rio Cidade – programa promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e implantado pelo escritório Indio da Costa Arquitetura – foi essencial para recuperar os elementos tradicionais, sem descaracterizar a forte influência praiana e a conhecida vida noturna.
De acordo com a arquiteta e coordenadora do escritório, Carlota Sampaio, o projeto modernizou o bairro mantendo o foco no pedestre e sua fácil circulação. “Inspiramos-nos na qualidade das áreas urbanas de países do primeiro mundo, sem perder o despojamento e a identidade carioca”, destaca.
Os maiores destaques foram a requalificação do espaço público e a mudança do mobiliário urbano. “Três setores principais sofreram intervenções: tráfego de veículos e pedestres, infraestrutura e mobiliário. Isto envolveu: ordenar as faixas de veículos; criar baias para paradas de ônibus e carga e descarga; ampliar a largura das calçadas e disciplinar os cruzamentos”, explica a arquiteta. Além disso, a fiação elétrica do bairro passou a ser subterrânea.
Com a introdução de um único suporte para cestas de lixo, pontos de ônibus, sinais luminosos, telefones públicos e placas de sinalização, o mobiliário urbano ganhou nova identidade, mais simples e sistematizada. “Junto à modernização do mobiliário, também conseguimos um layout mais flexível, com a implantação de estacionamentos ao longo dos dois lados da via, rampas largas junto às travessias e alargamento das calçadas”, ressalta a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados