Logo Construmarket
Banner

Falcognana Urban Space

Falcognana Urban Space
Com estrutura diferenciada, o projeto Falcognana Urban Space, desenvolvido pelo escritório IaN+, é destaque na paisagem periférica da capital italiana. Imagens: Nico Marziali
Falcognana Urban Space
Falcognana Urban Space
Falcognana Urban Space
Falcognana Urban Space
Falcognana Urban Space

Arquitetura geométrica

Texto: Ana Marquez

O Falcognana Urban Space, desenvolvido pelo escritório IaN+, funciona como um centro de idosos na periferia de Roma, na Itália. Aberto em dezembro de 2010, faz parte de um projeto arquitetônico de renovação urbana. O prédio conta com uma praça, pequenos jardins, uma passarela, um centro comunitário e um parque com instalações esportivas.

“A região precisava de um local para o público idoso, onde essa parte da população pudesse aproveitar o seu tempo livre. Nossa ideia era criar uma edificação aberta, na qual interior e exterior se relacionassem constantemente, estabelecendo um diálogo entre a arquitetura e a natureza”, explica a arquiteta Stefania Manna.

Geometria simétrica

A fachada do edifício possui formatos irregulares que enriquem a paisagem. Trata-se de uma estrutura entrelaçada, na qual vigas e colunas definem a espacialidade e criam uma varanda.

“As irregularidades fazem parte de elementos de concreto em forma de V que brotam da terra, como se fossem raízes, e transformam as vigas da laje em um telhado. É uma geometria com formato de envelope”, comenta.

A pele de vidro industrial traça o limite entre o exterior e o interior. A fachada, graças ao vidro, possui uma bela vista panorâmica, que cria contato permanente com o entorno. Dois grandes espaços, divididos por uma parede feita do mesmo material, caracterizam a arquitetura do centro de idosos.

Continuidade cromática

Os revestimentos internos do piso de concreto, na cor verde, foram escolhidos para estabelecer uma continuidade cromática natural com a superfície do exterior.

O objetivo dos arquitetos era empregar esse material, que é muito utilizado na construção italiana, mas transformá-lo em uma forma de expressão, por meio do uso singelo e de sua cor.

“Espaço público e espaço privado estão interligados na construção, bem como a área interna, onde fica tanto a área doméstica como as iniciativas sociais”, conclui Manna.

Escritório

  • Local: MI, Itália
  • Início do projeto: 2006
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área do terreno: 12.000 m²
  • Área construída: 450 m²
Veja outros projetos relacionados