Assinado pelo Hype Studio, o Praça4 nasceu com o intuito de conectar pessoas à natureza, aos seus vizinhos e à cidade através da arquitetura. Com 2850 m² de área construída, o edifício residencial faz jus ao seu nome mesmo quando visto de longe.
A construção foi contemplada com amplas praças que proporcionam um local acolhedor e eficiente a seus moradores. Cada módulo abriga dois apartamentos e, a partir da subtração de alguns destes módulos, um espaço se abriu para três praças no coração do prédio.
Os espaços são interligados por escadas abertas, possibilitando que o percurso desde a calçada até a porta da casa seja iluminado, verde e convidativo. Apesar do desabrochar acontecer ao longo dos pavimentos seguintes, a primeira fração da praça começa na própria calçada, revelando o conceito de gentileza urbana de todo o projeto.
De acordo com os autores, uma importante diretriz desta arquitetura é favorecer o encontro e a interação entre os vizinhos a fim de despertar e promover o senso de comunidade no condomínio. Portanto, as áreas de uso comum do Praça4 são conectadas às praças, gerando uma espacialidade convidativa ao encontro e à conversa.
Uma grande floreira com três jabuticabeiras se desenvolve na praça do segundo pavimento. Junto a ela fica o Espaço de Festas, que foi pensado como uma grande sala de estar e jantar. A praça do terceiro pavimento foi projetada com mobiliário para trabalho ao ar livre. Ao subir mais uma escada, é possível acessar o coworking e a lavanderia condominial. Por fim, a praça do quinto andar serve para relaxamento e contemplação, com toda a vista do bairro e do horizonte.
Os arquitetos ainda idealizaram para o edifício o emprego de fontes limpas de energia, como aquecimento de água por central solar térmica, integrada ao uso de gás natural como complemento, e aproveitamento da água das chuvas para a irrigação dos jardins das praças.
Escritório
Termos mais buscados