Convidado a assinar o projeto arquitetônico do Colégio Marista Santo Antônio, o Hype Studio procurou idealizar um edifício com soluções construtivas simples e, ao mesmo tempo, com ambientes ricos e adaptáveis, que permitissem diversas descobertas e trocas de experiências e instigassem a busca pelo conhecimento ao longo das diversas fases da jornada escolar.
O principal desafio foi materializar os pilares da educação Marista – que priorizam a comunicação entre os alunos e grandes espaços que favorecem o acolhimento e estimulam a criatividade – em um edifício com mais de 12.372 m², em Sinop (MT).
Entre o projeto e a execução da primeira fase da construção foram cerca de 365 dias. Na obra, destacaram-se técnicas construtivas de rápida implantação, como estruturas pré-moldadas e metálicas. Além disso, o projeto arquitetônico foi desenvolvido com a tecnologia BIM, o que facilitou a troca e a agilidade entre as diversas disciplinas.
O conceito arquitetônico do Colégio Marista é transparência, flexibilidade e integração que oportuniza encontros e atividades lúdicas para quem caminha por todo o edifício.
Os corredores foram substituídos por espaços de proporções generosas, capazes de acomodar diversas turmas a depender da disposição do mobiliário e da criatividade dos professores e outros colaboradores.
No pavimento térreo estão a recepção, a sala de administração, a capela, o átrio principal, os refeitórios, o pátio infantil, as quadras, a varanda e o playground.
A grande nave central da escola é um espaço multifuncional, onde é possível imaginar e fazer Equipe do Hype
A distribuição das atividades pode ocorrer em dois pavimentos que têm seus átrios interligados por mezaninos, vazios, arquibancadas e jardins. Todas as salas abrem-se visualmente para esse lugar. A ideia é que os espaços se transformem conforme a necessidade, por exemplo, as grandes arquibancadas dos átrios principais podem se transformar em auditórios, espaços para apresentações teatrais, de dança, entre outras atividades.
A capela central – implantada no coração do colégio – se conecta com o auditório que pode ser utilizado como uma grande praça coberta ou sediar atividades lúdicas indoor.
“A grande nave central da escola é um espaço multifuncional, onde é possível imaginar e fazer. Por isso, criamos diversos espaços nela com proporções distintas, podendo absorver uma, duas, três turmas ou até mesmo o colégio inteiro”, conta a equipe do Hype.
No segundo pavimento estão a biblioteca, a sala dos professores, as salas de aula, os banheiros, os laboratórios e as salas do ensino fundamental.
Ao todo, são mais de 40 espaços educativos com capacidade para receber cerca de 1.200 alunos. Além das salas de aula, a escola ainda conta com pátios personalizados por nível de ensino, ginásio poliesportivo, auditório multiúso, espaço de robótica, campos esportivos, laboratórios e biblioteca.
Veja outras escolas na Galeria da Arquitetura:
Avenues: The World School, por Aflalo & Gasperini Arquitetos
Colégio Renascença, por Jonas Birger
Colégio Etapa, por Biselli Katchborian Arquitetos Associados
Escritório
Termos mais buscados