Quem frequenta o badalado bairro de Moema, em São Paulo, não imagina encontrar ali uma pequena e pacata vila com chão de paralelepípedo, que abriga uma série de casas dos anos 60 enfileiradas, sem muros ou divisões. A última delas é o lar de um jovem casal, que, recentemente, convidou o escritório Hus Arquitetura para uma completa intervenção.
“Houve uma renovação através da simplificação e integração dos ambientes, iluminação natural e revitalização, destacando o encanto local através de um olhar contemporâneo, carinhoso e cuidadoso”, comenta Rafa Zampini, arquiteto que divide o comando do escritório com Marcelo Wendel.
Para atender ao gosto e ao estilo do casal, tudo foi pensado de maneira a privilegiar o design, as artes e o minimalismo nas intervenções e soluções, propiciando espaço e conforto sem excessosRafa ZampiniA reforma da Casa da Vila deveria atender a duas premissas: rapidez, para que os moradores pudessem ocupá-la logo; e economia, a partir de um planejamento bastante cuidadoso. “Por conta disso o projeto foi fundamental para fazer as opções acertadas”, explica Zampini.
Devido ao orçamento enxuto, foram utilizados materiais simples, mas que oferecessem qualidade e otimização da obra. O piso de madeira foi restaurado e os tijolos de cor natural ganharam pintura branca, que confere naturalmente simplicidade e minimalismo e serve como pano de fundo para os móveis antigos cheios de história e os objetos de decoração que vieram do acervo familiar. “O aquecimento, o aconchego e a cor, usada com parcimônia, surgem de objetos garimpados, arte, esculturas e pinturas que são paixão do casal.”
O escritório também ficou responsável por desenhar alguns móveis novos e pela restauração total do projeto de iluminação – os ambientes ficaram mais íntimos graças à luz quente.
Com a reforma, era imprescindível que a casa pudesse receber mais luz e ventilação natural. Os ambientes, antes pequenos e pouco ventilados, foram completamente abertos e integrados, um convite para a entrada do sol.
Outro grande trunfo para ganho de espaço foi a revitalização dos jardins da área externa, junto com a criação de um espaço com tudo que é necessário para os momentos de lazer: rede, churrasqueira e mesa no estilo refeitório que comporta todos os amigos. “Isso foi possível com a retirada de paredes e outros elementos que segregavam o pátio”, comenta o arquiteto.
“Para atender ao gosto e ao estilo do casal, tudo foi pensado de maneira a privilegiar o design, as artes e o minimalismo nas intervenções e soluções, propiciando espaço e conforto sem excessos”, conclui o arquiteto.
Veja outras casas de vila na Galeria da Arquitetura:na Galeria da Arquitetura:
Villa Fulô, do escritório Catálise Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados