Logo Construmarket
Banner

Santuário Santa Paulina

Santuário Santa Paulina
A arquitetura do Santuário Santa Paulina preza pela simplicidade, sem deixar de lado questões técnicas fundamentais, como conforto térmico e acústico. Imagens: Paulo Henrique Herwig
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina
Santuário Santa Paulina

Formas singelas

Texto: Nuri Farias

Criar um espaço de oração e fé foi o objetivo de Paulo Henrique Herwig, do escritório HS Arquitetos, ao desenvolver o projeto arquitetônico do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC).

A ideia era trazer uma arquitetura diferenciada em relação à forma e à volumetria sem comprometer questões técnicas como iluminação e ventilação natural. Outro objetivo dos arquitetos foi propiciar uma estrutura de manutenção simples e econômica.

A construção do santuário teve como base a vida de Santa Paulina: simples e humilde, mas com valores sólidos e puros. Herwig explica que, na arquitetura, essas questões influenciaram as formas e as volumetrias, por exemplo, no volume em duas águas e no formato curvo da cobertura. A solidez e a pureza são reveladas pelos materiais, como o concreto aparente.

Vidro predominante

A fachada frontal do Santuário Santa Paulina é a que mais representa a concepção do projeto, pois assemelha-se a duas mãos em prece. A curva ascendente da cobertura, potencializada pela iluminação natural, remete à busca da fé e da espiritualidade.

Todas as fachadas são predominantemente revestidas com vidro. Somente a dos fundos que recebeu acabamento em concreto, para evitar a incidência do sol. Nela foram inseridos dois vitrais naturais e sem cor trabalhados em bisotê e jateamento.

“Com este trabalho conseguimos direcionar a luz natural apenas para o altar dando um efeito natural único. O desenho trabalhado em bisotê representa o trigo e o desenho jateado, o vinho”, conta o arquiteto.

A ventilação natural do Santuário Santa Paulina é proporcionada pela cobertura zenital com venezianas fixas. O ar frio entra pelas laterais do prédio e o ar quente, mais leve, sai de forma natural por ela.

Eficiência térmica

A iluminação natural é obtida através da cobertura zenital, revestida com vidro duplo laminado e uma película opaca que facilita a incidência da luz indireta. As fachadas laterais e a frontal, também envidraçadas, auxiliam na luminosidade natural. “Nas entradas naturais, utilizamos a película translúcida”, fala Herwig.

Eficiência térmica e acústica

Telhas contínuas, tipo sanduíche, foram usadas com duas camadas de isolamento para ajudar no tratamento acústico Foto: Paulo Henrique Herwig

Para proporcionar conforto térmico e acústico, todas as alvenarias são duplas e executadas em bloco de concreto aparente, do tipo liso e canelado. De baixa manutenção, esse material faz a parte de vedação e evita o reboco e a pintura.

Para Herwig, o tratamento acústico foi uma das soluções mais interessantes do projeto do Santuário Santa Paulina. “Utilizamos telhas contínuas, tipo sanduíche, com duas camadas de isolamento. A primeira é uma projeção de lã de rocha que controla a temperatura da telha no verão e ameniza o barulho da chuva”, disse.

Já a segunda camada recebeu isolamento de lã de rocha ensacada sobre a telha contínua do forro, que por sua vez é microperfurada para absorver o som proveniente do interior do santuário, evitando eco.

A disposição dos blocos de concreto e da geometria das alvenarias no fundo da nave central, bem como a alvenaria curva no presbitério, são elementos que controlam a acústica. “Por norma, tínhamos de chegar a um Tempo de Reverberação Ótimo (TRI) para Igrejas de 2,4. Nosso projeto foi tratado acusticamente para um TRI de Auditório, 1,4, mais focado na oratória”, conclui o arquiteto.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2003
  • Conclusão da obra: 2006
  • Área do terreno: 300.000 m²
  • Área construída: 9.061 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados