O Edifício Santa Adelaide, localizado em São Bernardo do Campo, foi projetado a partir da organização de seus dois blocos distintos, implantados por etapas em um pequeno terreno. As duas torres são ligadas por passarelas transparentes fechadas em vidro e criam uma atmosfera espacial diferenciada. “A divisão do programa em dois blocos permitiu criar condições de iluminação e ventilação naturais em todos os ambientes dos apartamentos”, ressalta o arquiteto Pablo Hereñú – do escritório H+F Arquitetos.
A torre de entrada ocupa a largura do lote e abriga as garagens, salas para serviços, as circulações verticais e um escritório. “A existência de um programa comercial no térreo deste bloco é um fator importante, pois confere mais urbanidade ao conjunto”, explica. Além disso, o prédio possui um salão de uso comum para convívio entre os moradores localizado no último andar.
Já a torre dos fundos abriga os apartamentos residenciais e cria um pátio coberto na parte térrea. “As áreas comuns são o destaque do edifício, com um amplo jardim sob o bloco dos dormitórios, a piscina e um terraço sobre este mesmo bloco. Nos apartamentos, a sala desfruta da melhor vista e os quartos recebem o sol da manhã”, destaca Pablo.
De acordo com Pablo, os materiais predominantes dos blocos são tijolo, concreto e vidro. “Com exceção das empenas laterais do bloco das salas – que podem vir a ser cobertas por edificações vizinhas – todos os materiais ficam aparentes, sem nenhum revestimento”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados