Piscinas com borda infinita que parecem se unir ao mar disponíveis em todos os apartamentos. Com esse diferencial totalmente luxuoso e inovador, o projeto do edifício residencial Al Mare – idealizado pelo escritório HB Arquitetas Associadas – se destaca com glamour na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis.
De acordo com uma das arquitetas responsáveis pelo projeto Tatiana Steffler, a edificação foi planejada com detalhes em sua volumetria, materiais utilizados e funcionalidade dos espaços, visando oferecer aos moradores residências confortáveis, integradas à natureza e à paisagem. “Nosso objetivo foi destacar formas arquitetônicas simples e sofisticadas, numa composição de volumes e materiais puros. A pureza da forma arquitetônica do edifício transmite a sensação de leveza, conforto e sofisticação, fazendo a praia fluir naturalmente para dentro dos apartamentos através de seus generosos terraços”, destaca.
Com linhas horizontais que delimitam as áreas de abertura, o edifício é concebido para apenas doze unidade privativas, composto por três volumes verticais na fachada da frente e dois na fachada dos fundos – que marcam a divisão das unidades – e cinco pavimentos: subsolo com estacionamento, térreo com acessos, áreas de convívio com espaço gourmet, área fitness, piscina condominial e dois apartamentos Garden. Além disso, dois de seus pavimentos contam com quatro apartamentos cada, enquanto o pavimento superior possui dois.
Os materiais predominantes são o alumínio, o vidro, e a pedra. De acordo com Tatiana, a ideia foi privilegiar os elementos originais. “O alumínio branco aparece nos elementos horizontais que percorrem o perímetro da edificação, delimitando as áreas de abertura e conferindo unidade ao todo. Já a utilização de vidro e grandes vãos livres permite total integração com a natureza da região e uma vista deslumbrante”, destaca.
A pedra compõe os volumes principais da fachada da frente e os dois volumes da fachada dos fundos. “Estes elementos verticais se elevam e marcam a divisão das unidades privativas, além de incorporarem os volumes de churrasqueiras e suas chaminés”, enfatiza a arquiteta. Tatiana ressalta o importante elemento ‘água’, presente principalmente nas piscinas de bordas infinitas. “No revestimento das piscinas buscamos a cor mais próxima ao mar de Jurerê, para trazer a sensação de proximidade e continuidade da paisagem”.
Além de conectarem os apartamentos com o mar, as piscinas são consideradas os elementos-chave de toda composição. “Elas compõem a fachada e integram os terraços com a praia, dando a sensação de continuidade para quem está nos apartamentos”, explica a arquiteta. Tatiana também ressalta a estrutura das piscinas, isolada em um sistema de amortecimento de impactos que garante isolamento acústico e conforto a todos os moradores. Sua estrutura se projeta em um balanço de quase três metros junto aos terraços.
As esquadrias em alumínio possuem vidro duplo de alto desempenho para garantir conforto térmico e acústico. “Buscamos uma linha de esquadrias que atendesse às características técnicas de melhor vedação, considerando que o edifício está situado a alguns metros do mar”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados