Localizada em um condomínio de alto padrão em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Residência Quinta do Golf 2 destaca-se do entorno por sua fachada bruta, com linhas retas e revestida completamente em concreto aparente. Sua textura foi alcançada manualmente no encaixe das formas de madeira.
Para ocupar parte do terreno de esquina de 990 m² com vasta vegetação, a arquiteta Solange Cálio resgatou formas minimalistas, paisagismo orgânico e materiais rústicos. Isso tudo deu forma à residência, que totaliza 615 m².
A integração das áreas de convivência é marca registrada do escritório de Solange Cálio e, neste projeto, ela foi garantida pela abertura total dos caixilhos entre a sala, varanda, área da piscina e jardim.
Para as áreas íntimas, em contrapartida, foi seguida uma setorização que primou pela privacidade dos quartos ao localizá-los ao fundo do lote, ao mesmo tempo que os aproxima da principal área de convivência da residência.
“Um dos destaques da arquitetura é, sem dúvida, a ampla circulação para o setor íntimo, cujo requadro em painéis de madeira cumaru e fechamento lateral em vidro revela a vista do campo de golfe no horizonte e a piscina de borda infinita”, comenta a arquiteta.
Os revestimentos e as peças de decoração foram escolhidos a fim de proporcionar aconchego aos espaços. A madeira está presente em todos os ambientes, sendo material de destaque. Ela divide espaço com o concreto aparente, presente desde a fachada até a laje, e o mármore, que foi o revestimento escolhido para o piso de todo o primeiro andar.
O design de interiores foi pontuado por grandes nomes nacionais e internacionais. Figuram peças como a poltrona Mole, do designer Sérgio Rodrigues, e o pendente Discocó, da Marset. Na mesa lateral, abajour Lumière, da Lumini. Na sala de jantar, foi incorporada a cadeira Bossa, de Jader de Almeida. Na varanda, Sofá Inout, da Gervasoni, faz combinado com poltronas Astúrias do designer brasileiro Carlos Motta.
Escritório
Termos mais buscados