Logo Construmarket
Banner

Biarritz

Biarritz
Em contraposição aos edifícios do entorno – que apresentam desenhos curvilíneos e revestimento em tons claros e pastel –, o edifício Biarritz traz um design com traçado linear e elegante à região de Riviera de São Lourenço, em São Paulo. Imagens: Tony Chen
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz
Biarritz

Linhas nobres

Texto: Thais Matuzaki

Para conceber o projeto arquitetônico do Edifício Biarritz, os escritórios JAA arquitetos e H2C Arquitetura receberam os seguintes pedidos da incorporadora: construir um empreendimento de alto padrão, com três apartamentos por andar, de modo que todos tivessem vista para o mar. Com design diferente do que se via ali no bairro Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), o prédio residencial se destaca pelo traçado linear e pelos revestimentos nobres, como o porcelanato que marca a fachada.

Segundo o arquiteto Rafael Assiz, do JAA arquitetos, a ideia era criar algo que fugisse do “padrão Riviera de São Lourenço”, muitas vezes caracterizado por chanfros e curvas. Por esse motivo, utilizaram linhas retas e precisas. Além disso, executaram a “troca” do revestimento com cor para a viga externa da varanda ao invés de aplicá-lo nas paredes internas.

Foto: Tony Chen

De tonalidade clara e textura de madeira, esse revestimento corresponde a um porcelanato extrafino, que foi assentado com argamassa colante nas vigas de borda das varandas. “Seu uso gerou grande economia, sobretudo, por aliviar o peso do conjunto”, afirma Assiz.

Outros materiais aparecem no projeto, como as pastilhas revestindo o interior das varandas e os vidros dos guarda-corpos. De acordo com o arquiteto, todos eles foram escolhidos por serem resistentes às intempéries da região, como umidade, maresia, chuvas torrenciais e alta incidência solar.

Conceito de design

Os edifícios “pé na areia”, que são típicos do urbanismo da Riviera de São Lourenço, permitiram uma solução interessante ao Biarritz: o acesso ao prédio é realizado pelo lado oposto à via de veículos. Assim, os moradores podem entrar no residencial sem ter de cruzar o trânsito.

Outra marca conceitual do projeto é o ângulo agudo que define as varandas de um dos apartamentos tipo. Essa configuração foi necessária para que tais unidades, localizadas no lado oposto à praia, também pudessem desfrutar da vista para o mar.

Assiz conta que até mesmo o layout dos apartamentos foi pensado para que o morador pudesse ter vista privilegiada. Por isso que as varandas, já cercadas pela transparência do vidro, ganham espaços generosos na fachada do Biarritz.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 3.213 m²
  • Área construída: 9.298 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados