
Para conceber o projeto arquitetônico do Edifício Biarritz, os escritórios JAA arquitetos e H2C Arquitetura receberam os seguintes pedidos da incorporadora: construir um empreendimento de alto padrão, com três apartamentos por andar, de modo que todos tivessem vista para o mar. Com design diferente do que se via ali no bairro Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), o prédio residencial se destaca pelo traçado linear e pelos revestimentos nobres, como o porcelanato que marca a fachada.
Segundo o arquiteto Rafael Assiz, do JAA arquitetos, a ideia era criar algo que fugisse do “padrão Riviera de São Lourenço”, muitas vezes caracterizado por chanfros e curvas. Por esse motivo, utilizaram linhas retas e precisas. Além disso, executaram a “troca” do revestimento com cor para a viga externa da varanda ao invés de aplicá-lo nas paredes internas.
De tonalidade clara e textura de madeira, esse revestimento corresponde a um porcelanato extrafino, que foi assentado com argamassa colante nas vigas de borda das varandas. “Seu uso gerou grande economia, sobretudo, por aliviar o peso do conjunto”, afirma Assiz.
Outros materiais aparecem no projeto, como as pastilhas revestindo o interior das varandas e os vidros dos guarda-corpos. De acordo com o arquiteto, todos eles foram escolhidos por serem resistentes às intempéries da região, como umidade, maresia, chuvas torrenciais e alta incidência solar.
Os edifícios “pé na areia”, que são típicos do urbanismo da Riviera de São Lourenço, permitiram uma solução interessante ao Biarritz: o acesso ao prédio é realizado pelo lado oposto à via de veículos. Assim, os moradores podem entrar no residencial sem ter de cruzar o trânsito.
Outra marca conceitual do projeto é o ângulo agudo que define as varandas de um dos apartamentos tipo. Essa configuração foi necessária para que tais unidades, localizadas no lado oposto à praia, também pudessem desfrutar da vista para o mar.
Assiz conta que até mesmo o layout dos apartamentos foi pensado para que o morador pudesse ter vista privilegiada. Por isso que as varandas, já cercadas pela transparência do vidro, ganham espaços generosos na fachada do Biarritz.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados