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McIntosh

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Inspirada em um dos aparelhos da marca, a primeira loja da McIntosh no Brasil apresenta inovações luminotécnicas e acústicas para atrair os clientes. Imagens: Tuca Reinés
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Convite à tecnologia

Texto: Thais Matuzaki

A primeira loja-conceito da marca McIntosh no Brasil estava localizada no Shopping Center Iguatemi, em São Paulo. Com projeto arquitetônico assinado por Karina Afonso, o espaço reúne arquitetura e estudo de design de interiores, que incorpora iluminação especial para criar um ambiente exclusivo e altamente tecnológico.

“O projeto foi inspirado em um aparelho da grife, que é um produto único, feito para os amantes de tecnologia”, relata Afonso, destacando a importância dos materiais, do tratamento acústico e luminotécnico empregados, para manter esse tipo de atmosfera no local.

Preocupação acústica e materiais sofisticados

A loja McIntosh, líder em desenvolver produtos de áudio e vídeo para uso doméstico, está dividida em dois espaços – o expositivo e a sala de home theater. Logo na entrada, a vitrine com um grande painel de vidro acompanha o letreiro e o puxador em latão envernizado em ouro, enquanto, mais adiante, um móvel extenso acomoda os produtos.

No interior da loja, há painéis com marcenaria personalizada, paredes de cimento queimado e um móvel de carvalho americano ebanizado para expor as peças da loja, tal como joias. Com dois nichos laterais, iluminados com luz azul – marca registrada da McIntosh – um volumoso tapete prata cobre parte do piso e, em conjunto com as ripas de madeira preta, que compõem o forro, a sensação de conforto é acentuada. “Já na divisa entre os dois espaços, a escultura de madeira maciça completa a decoração”, acrescenta a arquiteta.

Estabelecendo a conexão entre os ambientes da loja McIntosh, o painel com porta acústica de madeira e vidro convida os clientes a visitarem a sala de home theater – utilizada para experimentação dos aparelhos à venda. Com o objetivo de oferecer a sonoridade mais pura e clara, toda a seção, inclusive o mobiliário, recebe tratamento acústico diferenciado, a partir da aplicação de paredes com difusores e forros especiais.

“A ideia era projetar um espaço para reprodução perfeita do som dos produtos. Por isso, optei por trabalhar com a marcenaria acústica, para ‘fechar’ a sala por completo, que ainda possui revestimento de tecido e tapete, ampliando o conforto acústico”, detalha Karina Afonso.

Além das poltronas e banquetas de couro, desenvolvidas pela arquiteta exclusivamente para a marca, uma tela de projeção e outros aparelhos em exposição compõem o setor principal.


Técnica de iluminação

Outro diferencial do projeto arquitetônico da McIntosh é a adoção de um sistema automatizado de iluminação conhecido como dimerização, no qual a intensidade das lâmpadas pode ser controlada de forma individual ou em grupo. Essa variação dos níveis de luz torna o ambiente mais agradável e, sobretudo, promove a economia de energia elétrica – ao usar a quantidade correta em determinado cômodo e situação –, aumentando também a vida útil das luminárias.

A instalação de módulos dimerizadores também possibilita fixar focos de luz em diferentes áreas, valorizando, intencionalmente, certos objetos de decoração e espaços. “No caso da McIntosh, a iluminação dimerizável foi pensada para destacar a luz azul dos equipamentos”, sintetiza a arquiteta.

Quanto ao ambiente externo do shopping, como havia uma iluminação mais forte comparada ao interior da loja, o vidro foi levemente inclinado para evitar o reflexo.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
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