Com o objetivo de criar um projeto arrojado, moderno e sofisticado, o escritório Farkasvölgyi Arquitetura procurou garantir aos hóspedes do Hotel Holiday Inn um local com conforto, bem-estar e funcionalidade. “O layout e a distribuição dos ambientes foram setorizados de acordo com suas funções”, conta a arquiteta Bruna Mendonça.
O hotel chama a atenção pelo volume vertical do edifício envidraçado. Em balanço sobre os pavimentos inferiores, a construção é marcada por brises metálicos na horizontal. A construção se estabelece a partir de um grande pórtico, completamente solto no coroamento do conjunto, que se inicia no piso e abraça o prédio vertical. “Na fachada, os materiais mais utilizados são vidros azuis, ACM e brises prata que refletem os tons do céu e das nuvens”, descreve o arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, responsável pelo projeto de arquitetura.
As áreas sociais como recepção e restaurante, a ala de funcionários e serviços encontram-se divididas e localizadas no térreo. “O percurso e acessos de funcionários foram estudados com o objetivo de garantir dinamismo às atividades do hotel”, explica.
A integração entre as salas de convenções acontece através de painéis retráteis que dividem os ambientes quando necessário e garantem maior versatilidade ao ambiente.
“A fachada frontal, projetada toda em pele de vidro do tipo glazing (sistema estrutural de resistência e segurança) com vidro laminado azul, contribui para dar leveza à construção e ainda reflete o entorno”, descreve Bruna.
O projeto de paisagismo propõe um jardim atemporal. A escolha de plantas clássicas contribui para acentuar o estilo contemporâneo e assimétrico do jardim. “Repetimos as espécies vegetais na fachada propositadamente, para obter um resultado limpo e sofisticado”, relata.
As espécies escolhidas são resistentes e pedem uma manutenção mais fácil. São vegetações que se mantêm saudáveis durante todas as estações do ano, ficando mais interessantes com o passar do tempo.
“Nós priorizamos a iluminação indireta nos ambientes, focando nos detalhes e garantindo conforto visual para os hóspedes” comenta Bruna. A iluminação complementa o projeto de interiores, pois os elementos decorativos foram pensados conforme o jogo de luzes e sombras proporcionado pela luz artificial.
No projeto de interiores, a escolha de materiais e mobiliário agregam conforto e bem-estar aos hóspedes, além de funcionalidade à operação do hotel. “Mesclamos linhas modernas a materiais como mármore, tijolo, madeira, couro e tecido com o intuito de trazer um ar contemporâneo ao projeto, sem deixar de lado o aconchego e a sofisticação, que são características marcantes do povo mineiro”.
O projeto também dispõe de recursos tecnológicos como, por exemplo, automação, acústica e eficiência térmica, com refrigeração em todos os ambientes.
Escritório
Termos mais buscados