Logo Construmarket
Banner

Edifício Parc Zodíaco

Edifício Parc Zodíaco
As curvas do edifício residencial Parc Zodíaco marcam presença no cenário de Belo Horizonte, Minas Gerais. Imagens: Jomar Bragança
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco
Edifício Parc Zodíaco

Imponência na paisagem

Texto: Ana Marquez

O Edifício Residencial Parc Zodíaco foi desenvolvido pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados para harmonizar-se com seu entorno na cidade de Belo Horizonte (MG). De arquitetura marcadamente contemporânea, possui curvas, varandas e jardins que favorecem a inserção harmoniosa do volume na paisagem. “O projeto suaviza os contornos, numa solução cuidadosa quanto a sua relação com a rua, com a coesão compositiva e a simplificação dos detalhes”, relata a arquiteta Laura Penna.

Um dos diferenciais do projeto arquitetônico está justamente no fato de ele dialogar com o cenário urbano, através de suas linhas e acabamentos.

Revestimento destaca fachada

O revestimento único e o coroamento vigoroso reforçam a ideia de unidade no Edifício Parc Zodíaco. O emprego de lajes nervuradas, as soluções de esquadrias, os pés-direitos generosos, o elevador de cargas e a área de lazer otimizada são alguns itens adicionais que agregam conforto e flexibilidade para a composição.

“Nas fachadas, o material envoltório usado foi o granito com sistema de instalação aerado, além de esquadrias de alumínio em bronze e vidro. Este tipo de revestimento foi escolhido por se tratar de um material monocromático, resistente e de fácil execução e manutenção”, explica Penna.

A implantação do edifício no terreno trouxe algumas dificuldades aos arquitetos, em função do grande desnível existente. A solução que encontrada foi a execução da cortina atirantada – que é a extensão da parede de concreto armado, utilizada para a contenção de encostas e construção de subsolos.

Automação e iluminação

O projeto possui automação, o que o torna mais eficiente Foto: Jomar Bragança

Graças ao engenhoso sistema de halls, elevadores e circulações horizontais, a planta do pavimento tipo permitiu ligações funcionais entre as áreas de serviço, social e íntima, sem o cruzamento de fluxos indesejáveis. Além disso, o edifício possui sistema de automação, o que o torna mais eficiente. O prédio conta também com aquecimento solar, equipamentos e torneiras de baixo consumo de água.

“O Edifício Parc Zodíaco possui sistema de automação na iluminação, na abertura de portões e portas, no acionamento de equipamentos, como a sauna, o SPA, a Iluminação da quadra, entre outros, além de um elevador exclusivo para veículos e carga, o que possibilita ao morador conduzir o carro até o seu apartamento”, conta Penna.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é o projeto de paisagismo, que é condizente com o terreno natural, com muita grama e vegetação arbustiva.

Valorizar o design

O programa de interiores do Edifício Parc Zodíaco foi desenvolvido por Sandra Penna, com a intenção de valorizar as artes plásticas e o design. Foram utilizados poucos acabamentos numa linguagem de despojamento, neutralidade e elegância. O hall é marcado pelo caminhamento da entrada por meio de uma grande passadeira. “Uma série de fatores trazem arte e o design como os protagonistas do espaço”, conclui a arquiteta.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2004
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área construída: 13.800 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados