Logo Construmarket
Banner

Casa em Afife

Casa em Afife
O escritório de arquitetura Guilherme Machado Vaz atendeu ao pedido dos moradores da Casa em Afife: uma residência aconchegante para os dias de verão. Imagens: José Campos
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife
Casa em Afife

Morada abstrata

Texto: Vitória Oliveira

Uma residência para os dias de verão – esse foi o pedido que os proprietários da Casa em Afife fizeram ao escritório de arquitetura Guilherme Machado Vaz. Localizada ao Norte de Portugal, a morada tem formas geométricas, e sua implantação quadrada surge no volume principal e se estende até a piscina.

Escultura abstrata

Na parte de fora da residência, os arquitetos optaram por persianas que, quando fechadas, escondem portas e janelas, transformando a edificação em uma escultura abstrata branca. Quando abertas, elas revelam uma fachada discreta e que realça as grandes aberturas emolduradas pela madeira.

A fachada que está orientada ao Sul tem persianas pintadas de dourado, em referência às pinturas de trípticos – um tipo de arte que é dividida em três molduras.

O projeto arquitetônico está inserido em um terreno com 1.080 m² e fica ao lado de uma capela que teve bastante influência na construção de um único volume. “Procuramos não perturbar a harmonia deste espaço religioso e, da mesma forma, a construção não ficou submissa à sua presença”, conta o arquiteto Guilherme Machado Vaz.

Layout

Os arquitetos apostaram em cores quentes nos objetos de decoração para dar destaque aos ambientes Foto: José Campos

Os ambientes da Casa em Afife estão divididos em três pavimentos e foram inspirados no conceito Raumplan, do arquiteto Adolf Loos. Esse conceito oferece uma alternativa funcional à residência, criando espaços integrados e organizados.

No térreo está a área social que é integrada a cozinha e, no primeiro pavimento, ficam os três dormitórios. Um espaço útil permitiu a colocação da escada ao centro para segmentar as áreas de circulação e finalizar o percurso no terraço.

Já no segundo andar está a cobertura da casa, uma área perfeita para o lazer dos moradores. No sobsolo, por sua vez, ficam o espaço de armazenamento, a sala de equipamentos técnicos, o spa e o vestiário.

“Todos os espaços internos são, predominantemente, em plano aberto, com um número reduzido de paredes e divisórias para garantir vistas de todas as áreas de convivência”, explica o arquiteto.

Decoração minimalista

O mobiliário minimalista no térreo harmonizou com as paredes brancas e detalhes de latão que compõem a decoração. Já nos andares superiores a madeira é o elemento que predomina em detalhes e nos móveis.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Pavilhão do Una, por Apiacás Arquitetos

PA House, por Studio Guilherme Torres

Casa C+C, por studio mk27

Escritório

  • Local: VI, Portugal
  • Conclusão da obra: 2018

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados