Com a proposta de ousar no projeto arquitetônico da Residência MA+C, o arquiteto Guilherme Faria, do escritório que leva seu nome, optou por fechar um volume em balanço na fachada com cobogós. O elemento vazado proporcionou transparência, jogo de sombras, ventilação natural e design moderno.
Com programa integrado, a morada alia modernidade e praticidade, tanto no dia a dia dos moradores quanto na hora de receber seus convidados.
O arquiteto realizou um intenso estudo para conseguir realçar a fachada mesmo se tratando de uma casa térrea. Como solução, explorou uma técnica que utiliza bastante em projetos residenciais: vazios em estruturas de concreto.
De um lado, o volume vermelho em balanço com fechamento vazado abriga a área de serviços. Do outro, está o pórtico, onde fica a garagem. Na junção das estruturas, o desnível na viga e a diferença nas cores dá uma sensação de leveza e de flutuação.
“Sou fã do minimalismo, então o projeto foi pensado com um design clean, abusando do balanço e de soluções práticas”, explica o arquiteto Guilherme Faria.
A integração das áreas sociais eliminou a cozinha e a área gourmet, tornando apenas um espaço para o dia a dia e lazer dos proprietários e seus visitantes.
O corredor que leva aos dormitórios possui um detalhe interessante, uma abertura na altura do chão proporcionou iluminação zenital aos espaços e, ainda, deu privacidade por ser uma área íntima, já que fica ao lado da cozinha gourmet e piscina. Além disso, a circulação possui uma parede com revestimento 3D iluminada. À noite, um jogo de luzes permeia todo o corredor.
Um estudo de incidência solar foi realizado para que os dormitórios fossem orientados para o lado leste – lado propício à luz solar. Além disso, a área do spa com jardim vertical possui uma solução simples: a elevação do deck, permitindo maior incidência solar. O generoso paisagismo pode ser contemplado das áreas social e de lazer.
Os ambientes da casa estão voltados para o leste, com exceção da janela da suíte do casal que está direcionada ao sul, recebendo menos iluminação, mas abundante ventilação natural, que mantém o conforto térmico dentro dos ambientes.
“A liberdade de projetar para os clientes tornou a residência muito funcional, prática e harmônica em sua composição volumétrica”, finaliza o arquiteto.
Veja outras residências com cobogós na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados