Localizado em Brasília, o edifício Via Ômega, projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, foi erguido sobre os pilares da tradição modernista, com toque de sofisticação e estilo. “Dentro dos conceitos o projeto arquitetônico proporcionou diversos tipos de plantas de apartamentos, para que o prédio pudesse acolher todos os tipos de moradores e investidores”, conta o arquiteto Afonso Walace.
A fachada, inspirada na obra do pintor holandês Piet Mondrian, tem generosos panos de vidro que remontam à tradição modernista de integração entre interior e paisagem. “Em homenagem ao modernismo, utilizamos as proporções áureas na estrutura, assim como painéis de azulejos decorados com motivos geométricos nas áreas comuns”, comenta.
O jogo de formas geométricas utilizado na composição do edifício faz alusão a três conceitos: identidade, com seus formatos idênticos e os quadrados; variedade, com figuras em proporções diferenciadas; e personalidade, evidenciada pelas variadas cores dispostas de maneira livre.
Os materiais utilizados na fachada são o alumínio composto, presente nos brises, e os vidros na cor verde. “Além de atributos como a eficiência energética, esses materiais ajudam a revelar a sofisticação das formas e composições do prédio”, explica o arquiteto.
Os arquitetos utilizaram um partido de pilotis com pé-direito duplo e solto do chão, no qual somente a estrutura dos pilares toca o solo, garantindo a continuidade e fluidez do espaço público. Compondo este ambiente, os painéis de azulejos revestem e tornam-se um ícone na paisagem imediata.
Os apartamentos são vazados, proporcionando vista para as duas fachadas. Visando um maior aproveitamento dos ambientes privativos, foram projetadas unidades dúplex, com maior espaço útil e menor área de circulação comum.
“O projeto de iluminação visa destacar a beleza dos painéis de azulejos, que seguem a tradição do grande mestre do modernismo Athos Bulcão. Já o projeto paisagístico é simples, mas elegante. Com isso, proporciona um destaque maior da construção, ao mesmo tempo integrando o espaço no qual está inserido”, finaliza Afonso.
Escritório
Termos mais buscados