Projetada em um terreno íngreme de 1.100 m² e de formato irregular na Fazenda Serrazul Santa Maria – condomínio de alto padrão localizado em Itupeva, interior de São Paulo –, a Casa Luna chama a atenção por sua localização em aclive, com vista livre para um futuro campo de golfe, e uma condição privilegiada voltada para a Serra do Japi.
A ideia era construir um galpão para morar, como uma casa-galeria de arte, com muitas linhas retas e ar industrial Flavia MedinaA arquiteta Flavia Medina seguiu dois pedidos do morador para conceber o projeto arquitetônico no lote: ter um vão livre de 15 m e uma residência ampla com todo o programa principal no térreo. “A ideia era construir um galpão para morar, como uma casa-galeria de arte, com muitas linhas retas e ar industrial”, conta.
O vão livre foi o que norteou a construção da Casa Luna em estrutura metálica, proporcionando agilidade e menos desperdício durante a obra. A arquiteta se aproveitou da estética da armação retilínea para criar o balanço que cobre a varanda na parte frontal da residência e um pergolado metálico no pavimento superior.
O aclive do terreno possibilitou a locação do volume em 8 m acima do nível da rua. Essa escolha trouxe, ao mesmo tempo, total privacidade para a área de lazer e integração com a Serra do Japi, além do posicionamento da garagem e da casa de máquinas da piscina no andar inferior, e uma grande sala de TV e um escritório no superior.
O programa foi organizado de acordo com as necessidades dos moradores. No térreo estão a sala de estar e jantar integradas com a cozinha, uma lavanderia, um lavabo, juntamente com o lazer e a área gourmet – voltados para a frente do lote e para o nascer do sol –, além de um jardim coberto por uma claraboia. Os dormitórios foram colocados no fundo da casa e, apesar de estarem na face oeste, o desnível proporciona sombra no período da tarde, garantindo mais conforto aos moradores.
Uma divisória de vidro que fecha a suíte principal permite que seus ocupantes também desfrutem da vista do lote.
“Dentro de todos os ambientes o morador fica integrado com a paisagem, porém, devido ao desnível do lote em relação à rua, existe total privacidade. Sem dúvida, é um presente acordar todos os dias com o nascer do sol na piscina, iluminando a casa toda”, comenta Medina.
O conceito do projeto de interiores da Casa Luna segue o mesmo de sua arquitetura, com simplicidade e elementos rústicos. O estilo industrial é predominante nos acabamentos: o cimento queimado (usado tanto em paredes como nos pisos), a estrutura metálica aparente e a pintura em textura de cimento trazem um ar simples ao volume.
A iluminação em lâmpadas led cria uma atmosfera industrial na sala de estar através do uso dos trilhos, criando focos de luz que podem ser direcionados ao mobiliário colorido do proprietário. Já nos dormitórios foi usada uma decoração mais intimista.
A casa também conta com aquecimento solar, tanto na água consumida quanto do spa da piscina.
Escritório
Termos mais buscados