Os moradores da Casa Loft, localizada em Lençóis Paulista (SP), solicitaram ao escritório Heloisa Losi Arquitetura e Decoração um projeto arquitetônico funcional, com ambientes amplos, que fossem realmente utilizados pela família.
Outra preocupação foi com a acessibilidade. Para atender às necessidades do proprietário, os arquitetos propuseram o conceito de loft, que inclusive deu nome ao projeto. Assim, com exceção dos dormitórios, que requerem maior privacidade, todos os ambientes são integrados e sem divisórias.
“Não existe desnível em toda a residência. Procuramos usar revestimentos com bitolas grandes e texturas seguras para a mobilidade”, comenta a arquiteta Heloisa Losi.
Com estilo colonial – que se revela nas colunas, janelas e portas –, a Casa Loft tem, na fachada, um beiral que foi desenhado pela própria arquiteta. O elemento foi feito de isopor com película de cimento, um material moderno, prático e leve, que reforça a linguagem clássica do pojeto. Sua aplicação ocorreu depois que a casa foi rebocada.
O escritório criou uma porta com design exclusivo para o cliente, marcando a entrada social. “Todos os detalhes arquitetônicos como, por exemplo, a moldura do beiral, das janelas, os capitéis das colunas e o vitral do hall de entrada, foram desenhados por nós e confeccionados exclusivamente para esta casa”, conta.
No volume da escada que dá acesso ao sótão foram aplicadas pedras portuguesas na cor branca, sem rejunte. Amplo e funcional, o sótão foi valorizado pela entrada de luz natural através das janelas do telhado.
Esse espaço abriga um bar e uma área para massagens, tornando-se um local agradável para relaxar e receber amigos. Além disso, foi aproveitado também para a parte técnica, como acomodar a estrutura do boiler e reservatórios, facilitando a manutenção.
Na área de lazer, tem uma piscina com prainha, cujos degraus foram revestidos em pedra Hijau, natural da Índia. O material é relaxante, térmico e possui boa estética. Por segurança, em todas as quinas as pedras foram arredondadas, e o corrimão em inox é fixo na parte externa e em duas alturas, pensando em todas as idades.
A piscina recebeu também iluminação em LED, cujas cores variam de acordo com a programação. Toda residência tem um projeto luminotécnico diferenciado, com efeitos que valorizam as características arquitetônicas e as funções dos espaços.
Com uma paleta de cores off-white, o projeto de interiores da Casa Loft buscou reaproveitar ao máximo o mobiliário existente, devido ao seu valor. “Restauramos, trocamos e acrescentamos ao mobiliário um detalhe em laca brilhante na cor preta”, relata a arquiteta.
A morada conta com poltrona desenhada pelo arquiteto Jorge Zalszupin; jogo de jantar assinado pelo designer Giuseppe Scapinelli, além de réplicas de quadros famosos. O lavabo recebeu espelho em bronze, o que tornou o ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo. Os armários foram planejados e são todos novos.
A garagem faz parte da área gourmet, que pode ser ampliada quando os moradores recebem familiares e amigos. Um sistema de portas de vidro foi projetado para o home, a área gourmet e a garagem, integrando-os à parte externa e proporcionando conforto térmico e acústico.
Escritório
Termos mais buscados